Agora você pode fazer um curso de excelente qualidade e totalmente gratuito por meio do pronatec rj. Saiba quais são os cursos e veja como participar do Pronatec RJ.

Todo mundo sabe que para se destacar no mercado de trabalho cada vez mais concorrido é preciso estudar e estar sempre atualizado. No entanto, é muito comum as pessoas terminarem o ensino médio, procurarem um emprego com um salário razoável e se estagnarem. Mas aí é que está o erro. Você pode observar que em qualquer empresa o “patrão” está sempre de olho naquele funcionário que está estudando e buscando aprender coisas novas, ou seja, se qualificando. E se sua desculpa é falta de dinheiro para fazer um curso, seus problemas acabaram. O governo federal em parceria com escolas públicas e institutos federais criou o programa Pronatec RJ, onde você se qualifica e estuda sem pagar nada. Veja como participar.

O que é pronatec RJ?

Pronatec é a sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criada em 2011 pelo Governo federal com a finalidade de ampliar as ofertas de cursos técnicos e profissionalizantes. No Rio de Janeiro as oportunidades são imensas e vários, colégios, faculdades e as instituições de ensino Senai, Senac, Sesi, Sesc, Senar, oferecem os cursos do Pronatec.


pronatec rj cursos

Como participar?

Para participar, primeiro você deve se encaixar e pelo menos uma das duas classificações abaixo:

  • Ser desempregado e beneficiário do seguro-desemprego ou estar incluso em dos programas de inclusão social (bolsa família) e/ou estar trabalho.
  • Ser estudante da rede pública de ensino (ensino médio).

Se você se encaixa em uma dessas descrições, ao contrário do Enem ou Prouni você não irá fazer sua inscrição online e sim, se dirigir até uma das instituições que oferecem o pronatec e se informar de quando serão ofertados os cursos.

Para saber quais cursos estão sendo ofertados no estado do Rio de Janeiro você irá acessar esse link http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/. Lá você vai selecionar o estado RJ, a cidade e a escolaridade, e lá irá listar os cursos e as turmas disponíveis, depois basta ir até a instituição e se matricular.

Documentos necessários para matrícula

RG, CPF, comprovação de escolaridade no nível exigido pelo curso e o comprovante de residência.

Conheça alguns cursos ofertados pelo Pronatec RJ:

Técnico em Biocombustíveis, biotecnologia, carpintaria, análises químicas, agronegócio, administração, alimentos, análises clínicas, apicultura e muitos outros.


Aproveite essa grande chance para aprender uma nova profissão ou se qualificar em uma área que você já tenha afinidade. Há uma grande diversidade de cursos e com certeza alguma irá te agradar. Encontre a instituição do pronatec mais perto de você através do link que passamos e saiba como se tornar um mais novo estudante.

 

Gostou das matéria? Qual curso você gostaria de fazer? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero ter ajudado e até a próxima.