Se você é motorista de caminhão ou pretende ser e irá trabalhar com cargas perigosas, não pode deixar de conhecer o curso MOPP e de realizá-lo, pois ele é indispensável para essa profissão. O mundo está cheio de caminhoneiros que transportam cargas para diferentes destinos garantindo que os produtos cheguem aos supermercados e às famílias, no entanto, existem também aqueles que trabalham com cargas perigosas como substâncias tóxicas e, nesses casos, é preciso ter uma especialização diferenciada.

A seguir, entenda melhor o curso MOPP e veja como você pode fazê-lo.

curso moppSaiba do que se trata o Curso MOPP

O curso MOPP se trata de uma especialização essencial para os motoristas que lidam com cargas perigosas e precisam transportá-las. O intuito desse curso é habilitar o motorista da forma correta para que ele consiga fazer o transporte da carga de forma totalmente segura.

A sigla MOPP significa Movimentação Operacional de Produtos Perigosos e é uma especialização hoje extremamente necessária para os motoristas que desejam obter um cargo trabalhando com cargas perigosas.

Trata-se de um curso de curta duração, tendo uma carga horária que varia de 40 a 60 horas. Esse curso só pode ser oferecido por instituições que sejam credenciadas pelo DETRAN do estado, por isso não é em qualquer lugar que você encontra.


Conteúdo do Curso MOPP

O curso MOPP aborda temas que estão relacionados com a legislação específica para o transporte de cargas perigosas, por isso os inscritos vão receber aulas de direção defensiva, aulas que estejam relacionadas com o meio ambiente e também com a cidadania.

Além disso, os inscritos também recebem conhecimentos sobre primeiros socorros, aprendendo todas as funções básicas para recorrer alguém em caso de acidentes, com o intuito de salvar todas as vítimas. A capacitação com o curso MOPP deve ser renovada a cada cinco anos.

Requisitos para fazer o Curso MOPP

Para poder fazer o curso MOPP o motorista precisa atender a alguns requisitos específicos. Deve ser, por exemplo, maior que 21 anos, não pode ter cometido nenhum tipo de infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, não pode estar cumprindo suspensão ou cassação do direito de dirigir e deve ter habilitação em categorias B, C, D ou E.

No caso da habilitação na categoria B, ela deve ter pelo menos 2 anos.

Onde fazer o Curso MOPP

O curso MOPP é oferecido em todo o país através de autoescolas que são credenciadas pelo DETRAN, mas também é possível encontra-lo sendo oferecido de forma gratuita nas escolas do SEST SENAT.

Busque pela instituição em seu município, verifique o prazo de inscrições e participe. Lembre-se de apresentar seus documentos, entre eles a sua CNH e outros

documentos pessoais. Tire também suas dúvidas sobre a renovação da especialização que é essencial para continuar exercendo a profissão e estar dentro da lei.

Salário do Motorista do Curso MOPP

Os motoristas MOPP, como são chamados aqueles que realizam o curso, possuem uma média salarial que varia de R$1.800 a R$2.200.

Conclusão

Esperamos que as informações tenham sido uteis. Já falamos aqui tambem sobre o google academico, que pode ajudar quem quer estudar

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.