Compromisso Nacional Criança Alfabetizada : novo programa é lançado!

Programa chamado de Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pretende alfabetizar crianças em todos o Brasil, veja como vai funcionar!

Em um feito inovador para o país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), apresentaram nesta segunda-feira, 12, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A cerimônia teve lugar no Palácio do Planalto às 10h.


Esse programa representa uma abordagem inédita na política de alfabetização, destinado a apoiar medidas práticas em Estados e municípios. O montante estimado de investimento é superior a R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos.

Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – como vai funcionar?

A meta do programa é assegurar que todas as crianças brasileiras estejam proficientes em leitura e escrita até o final do segundo ano do ensino fundamental, conforme estipulado na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, busca-se a recuperação das habilidades de aprendizagem, com ênfase na alfabetização, para todas as crianças matriculadas nos anos do 3º, 4º e 5º, considerando os desafios ocasionados pela pandemia para esse grupo específico.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada


A nova abordagem política fundamenta-se em cinco pilares: Gestão e Governança, Formação de Profissionais da Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação. Como o Ministério da Educação (MEC) é o proponente dessa política nacional, ele oferecerá suporte técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão atribuições e responsabilidades definidas.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o Compromisso foi elaborado de forma colaborativa, envolvendo contribuições significativas de representantes de estados e municípios, universidades, professores e especialistas. “É com base nesse espírito de cooperação e parceria que buscamos transformar a educação no Brasil. Temos uma aspiração e uma responsabilidade enquanto nação: zelar pelas nossas crianças, assegurando o direito de cada uma delas à leitura e escrita”, destaca.

Atuação mais focada

A política também destaca a necessidade de concentrar-se nas exigências da sala de aula, do professor e do aluno, por meio de políticas sistêmicas, clareza nas demandas e co-responsabilidade dos principais agentes de gestão. Além disso, ressalta a importância da contextualização e da equidade territorial, oferecendo suporte aos estados e regiões em diversos contextos, de acordo com suas particularidades.

“O Ministério da Educação (MEC) adotará diversas estratégias, mantendo como princípio orientador o regime de colaboração entre estados e municípios. Esse regime não anula a autonomia dos entes federativos, mas fortalece suas capacidades. O Compromisso reconhece as diversidades territoriais do Brasil e não preconiza uma abordagem única: cada estado, em conjunto com os municípios, desenvolverá sua própria política territorial para lidar com suas especificidades”, explica Camilo Santana.

Considerações finais

Bom pessoal, esperamos que o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada funcione e tudo de certo para nossas crianças crescerem

Por fim ja falamos tambem sobre o educa mais brasil bolsas que é top.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!