Como vender no Mercado Livre? Veja dicas!

O Mercado Livre é uma plataforma que lida com vendas e compras de qualquer tipo de produto. Ao entrar nesse site, você pode encontrar todo tipo de coisa e, caso precise, pode vender aquilo que você imaginar.

Inclusive, se você tiver alguma dificuldade com a plataforma, você pode ligar no setor de atendimento e falar com um atendente do Mercado Livre. Dessa forma, ficará mais fácil resolver qualquer problema que a plataforma apresentar. Leia este texto e saiba como vender no Mercado Livre.


Como criar uma loja do zero no Mercado Livre?

A criação de uma web loja no Mercado Livre é simples e rápida, o que facilita muito a vida de seus vendedores. Se você tiver alguma dificuldade para lembrar dos passos desse tutorial, acesse o site do Mercado Livre em outra aba do seu navegador e monte o seu perfil lendo as instruções deste texto.

como vender no mercado livre

Criação do perfil

A seguir, saiba como criar uma loja virtual no Mercado Livre:


Para montar o seu perfil, acesse o site do Mercado Livre e vá em “Crie a sua conta” no canto superior à direita. Depois disso, você verá uma opção que indicará dois tipos de conta: “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”, utilizada quando a empresa do vendedor já possui um CNPJ.

Se o seu objetivo é cadastrar uma pessoa física, digite as seguintes informações:

  • Nome;
  • Sobrenome;
  • CPF;
  • E-mail de contato;
  • Criação de uma senha.

 

Por outro lado, se o objetivo é cadastrar uma empresa no Mercado Livre, é preciso clicar em “Crie a sua conta” e, logo em seguida, na opção “Criar uma conta de empresa”. A partir daí, basta completar os campos abaixo:

  • CNPJda empresa;
  • Razão socialda empresa;
  • E-mailde contato;
  • Criação de uma senha.

 

Após fazer os passos acima, leia as informações da “Declaração de Privacidade” e dos “Termos e Condições” e dê um clique aceitando as cláusulas de ambas. Pronto, a criação da conta empresarial do Mercado Livre está finalizada.

A partir de agora, é necessário digitar algumas informações tributárias. Para agilizar esse processo, é recomendado que essas informações já estejam em mãos na hora de preencher o formulário do Mercado Livre.

 

Criação de conta no app Mercado Livre

A criação de uma conta no app Mercado Livre também é muito simples e rápida. Para entender esse processo, veja as instruções abaixo:

  • O primeiro passo que deve ser feito é baixar o app do Mercado Livre, que pode ser encontrado no Google Play e na App Store;

 

  • Após o passo anterior, clique em “Criar conta” e preencha o formulário de cadastro. A partir daí, a conta terá sido criada.

Contudo, é importante lembrar que, por meio de telefones móveis, não é possível criar uma conta de empresa. Ou seja, para montar a sua empresa no Mercado Livre, é preciso utilizar um desktop.

De qualquer forma, criar uma conta do Mercado Livre no computador é tão simples quanto em um aplicativo. O processo para fazer isso é feito apenas com alguns toques, sempre de forma rápida. A partir daí, a conta empresarial estará criada e o seu administrador estará pronto para iniciar suas vendas no Mercado Livre.

 

Cadastro de produtos no Mercado Livre

Agora que você já sabe como criar um perfil no Mercado Livre, está na hora de aprender a cadastrar um produto.

como vender no mercado livre

Primeiramente, para ter certeza que acessou a mesma página, retorne para a aba principal do Mercado Livre. Nessa página, você perceberá que o nome de sua loja estará no mesmo local onde antes estava a opção de criação de sua conta.

A partir daí, basta passar o mouse sobre o nome de sua loja e ver uma lista suspensa “descer”. Ao acessar essa lista, vá até a opção “vender” e clique. Após clicar nessa opção, serão mostradas 4 opções de itens para fazer anúncios: “produtos”, “imóveis”, “veículo” e “serviços”. Aqui neste texto, a opção escolhida será a “produtos”.

Vale lembrar que, em algumas situações, talvez apareça uma aba pedindo a validação de alguns dados do seu perfil. O Mercado Livre envia esse protocolo para trazer mais segurança e para que a plataforma te reconheça. Se essa aba não tiver aparecido, é porque você já fez a validação em algum outro momento. Isso significa que tudo está correto.

O passo a passo que será mostrado a seguir usará como exemplo um e-book. A partir dessa demonstração, ficará mais fácil entender como vender no Mercado Livre.

Para colocar um e-book a venda no Mercado Livre, veja as instruções abaixo:

 

  • Primeiramente, é preciso indicar qual é o produto, marca, principais características e modelo;

 

  • Em seguida, é preciso escolher a categoria em que o e-book se enquadra. Normalmente, os e-books são classificados na categoria “Livros, revistas e Comics”;

 

  • Confirmação da categoria.

 

Vale lembrar que, nem todos os campos que serão mostrados na tela do Mercado Livre terão que ser preenchidos. Isso varia de acordo com a categoria que for selecionada.

 

Após fazer os passos anteriores, é preciso preencher as seguintes informações relacionadas ao anúncio e ao produto:

 

  • Idioma do produto;
  • Condição em que ele se encontra (novo ou usado);
  • Título do anúncio;
  • As imagens que farão parte do anúncio (é importante escolher imagens de fundo branco) e o SKU;
  • A quantidade disponível;
  • O código universal do produto (número mostrado embaixo do código de barras do item que será colocado à venda).

 

Ficha técnica do produto

Ao cadastrar um produto no Mercado Livre, uma das tarefas que mais demandam atenção é o preenchimento de sua ficha técnica. É muito importante prestar bastante atenção nessa parte e dedicar um bom tempo para ela. Lembre-se que uma boa descrição pode elevar muito as suas chances de venda.

 

Preço mínimo de cada venda

Ao vender um produto pelo Mercado Livre, lembre-se que o valor mínimo exigido pela plataforma é de R$ 7,00. Se o valor do produto realmente for menor do que isso, o site sugere a criação de kits para contornar essa limitação.

 

Mercado Livre – Auxílio Emergencial

Além de comprar e vender, o Mercado Livre também permite que as pessoas relacionem o valor do Auxílio Emergencial a plataforma do Mercado Pago. Para saber como fazer isso, entre no link mostrado anteriormente e siga o passo a passo.

 

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado das dicas ok?

Por fim, ja falamos em outro artigoque sugiro a leitura,  sobre dicas de ideias para lucrar em 2022

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!