Como usar o Instagram para atrair clientes na advocacia?

É fato que um advogado que deseja viver exclusivamente do exercício da advocacia, deve pensar todos os dias em como atrair mais clientes e conseguir fechar contratos. Nesse sentido, a internet e as redes sociais são fundamentais, pois afinal, hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha acesso a elas.

usar o Instagram para atrair clientes


Mas, se você é um advogado em Jaraguá do Sul, atua, ou até mesmo tem um escritório de advocacia em Jaraguá do Sul, o ideal é optar por campanhas e posts mais direcionados. Afinal, o público pode ser melhor trabalhado. A boa notícia é que mesmo sendo clientes de sua cidade, você consegue usar a internet a seu favor.

 

Então, se quer saber como, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja como usar o Instagram para atrair mais clientes. 

 

Por que apostar no Instagram para atrair clientes na advocacia?

 

Hoje em dia o mundo é digital, sendo que as pessoas utilizam a internet para praticamente tudo em seu dia a dia e na advocacia isso não é diferente. Afinal, quando alguém precisa contratar um advogado e não conhece nenhum, a internet é o primeiro lugar que procuram o profissional. Sendo assim, é primordial estar presente onde as pessoas estão te procurando e o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo.


 

Confira abaixo alguns dados para que você entenda melhor a importância de utilizar o Instagram na advocacia:

 

  • Possui um 1 bilhão de usuários ativos;
  • É a rede social com maior engajamento de usuários;
  • A média diária de utilização do Instagram é de 53 minutos;
  • 500 milhões de usuários usam os stories todos os dias;
  • 90% dos usuários da plataforma seguem, pelo menos, um perfil comercial;
  • 83% dos usuários usam a plataforma para descobrir produtos e serviços;
  • Ajuda 80% de seus usuários a adquirem produtos e serviços. 

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Com esses dados em mãos, é óbvio que se você ainda não divulga seu conteúdo no Instagram, já está na hora de colocar em prática e aproveitar as oportunidades desse universo. 

 

Entendendo sobre o Código de Ética da OAB

 

É importante deixar claro que quando você publica conteúdo informativo no Instagram, não está infringindo o código de ética da OAB, pois isso é diferente de propaganda de natureza comercial e mercantilista. Afinal, o profissional da advocacia não vende produto, mas sim presta um serviço especializado, fazendo o uso da publicidade.

 

Inclusive, segundo a OAB a “publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”. 

 

Portanto, o advogado pode utilizar as redes sociais para fins de publicidade de seus serviços, desde que seu conteúdo se limite à divulgação de informações objetivas, relacionadas aos advogados e à sociedade de advogados. Além disso, é importante manter a discrição e moderação, focando sempre na finalidade informativa e ilustrativa, sem qualquer viés mercantil ou de autopromoção. 

 

Como usar o Instagram para atrair mais clientes?

 

Bom, agora que você entendeu melhor sobre a importância de utilizar o Instagram como advogado e como fazer isso sem infringir o Código de Ética da OAB, confira abaixo algumas dicas de como usar o Instagram para atrair mais clientes.

 

Defina o público-alvo

 

O primeiro passo é entender quem você quer atingir com o conteúdo publicado, ou seja, entender quem é seu público-alvo. Afinal, com isso em mente, você consegue criar conteúdos mais direcionados, aumentando as chances de identificação com sua marca e, consequentemente, atraindo mais clientes a procura de seu serviço. Portanto, algumas opções interessantes de conteúdos são sobre problemas e possíveis dúvidas que seus clientes em potencial podem ter. 

 

Fale sobre temas relevantes

 

Depois de entender quem é seu público-alvo é mais fácil definir os temas de seus postos. Portanto, se você quer se tornar referência em sua área, é importante trazer assuntos que tenham a ver com os serviços prestados e ao mesmo tempo que estejam ligados à realidade de seu leitor. Caso contrário, será mais difícil de converter o público em cliente. 

 

Imagem atrativa

 

Além do conteúdo, é primordial que você utilize imagens de boa qualidade e, claro, que seja relacionada ao tema do post. Tenha em mente que o Instagram é uma rede social de fotos e por isso você deve investir nesse quesito para chamar atenção de seus leitores. 

 

Linguagem adequada

 

Por fim, mas não menos importante, é primordial que você utilize uma linguagem adequada e que seja de fácil compreensão pelo seu público. Dessa forma, você consegue criar conexão com as pessoas que te seguem, sendo capaz de fazer com que entendam questões complexas do universo jurídico. Com isso, quando precisarem contratar um advogado, você será a primeira pessoa à mente delas. 

 

Então, depois de conhecer mais sobre o mundo do Instagram para advogados, já pode iniciar seu planejamento e começar a criar seus conteúdos.