Chegou aquela hora e você está tenso. Mas fique tranquilo. As etapas de um processo seletivo de estágio ou trainee são muito parecidas com as provas e desafios que você já enfrentou em alguma parte da sua vida. A principal diferença é a sequência das fases pelas quais você terá que passar.

Normalmente o processo é dividido em três grandes partes. Primeiro acontecem as online com provas de inglês e lógica, depois vem as etapas presenciais com dinâmicas de grupo e finalmente a última fase com entrevistas pessoais.

Kevin Martin, famoso profissional no poker e vencedor do Big Brother Canadá, tem muita experiência em avançar por fases de processos difíceis. Recentemente ele compartilhou algumas dicas sobre como fazer isto.

“A preparação me fez ganhar o Big Brother Canadá”, disse Martin. “A experiência realmente afirmou essa idéia para mim em relação ao poker. Se eu realmente quiser alcançar as coisas que desejo no mundo do poker, tenho que aplicar essas horas de estudo toda semana. E para qualquer coisa que você deseja alcançar na vida, coragem e determinação são tão importantes quanto”.

trainee

Para se preparar para o estágio de trainee você terá que montar um plano rígido de estudos que englobe todas as etapas mencionadas aqui!

Pense de maneira objetiva para descobrir suas forças e fraquezas: e de acordo com isto dedique um tempo maior ou menor para conseguir aproveitar ou superar cada uma delas! Para os testes de lógica a dica é a mesma que para testes de matemática e outras matérias exatas, ou seja, treinar muito e realizar o maior número de exercícios possível. Existem vários sites com testes online disponíveis de graça e muitos outros contam com dicas específicas para cada um dos tipos de teste, como os de raciocínio indutivo e dedutivo.


Estas primeiras etapas são designadas para ser eliminatórias e um grande número de candidatos já é eliminado através delas, então vale a pena dedicar uma grande parte do seu tempo se preparando para superá-las e poder continuar na disputa!

Para a prova de inglês, vale a pena dar uma olhada no Duolingo, um app que já mencionamos aqui. Outra dica para praticar é dar adeus aos filmes e séries dublados e tentar assistir tudo em inglês no Netflix!

Primeiro tente com a legenda em português e depois na língua estrangeira. Além de aprender frases que dificilmente você aprenderia em escolas e ter o incentivo de precisar entender para acompanhar o que está acontecendo, também ajuda a praticar a leitura e entender a gramática das frases.

Na etapa de dinâmicas de grupo, existem diversas orientações úteis. É importante falar e mostrar a sua opinião para conseguir se destacar – ficar mudo e calado no canto não é uma opção! – mas tome cuidado para não atropelar as outras pessoas, evite assuntos polêmicos e espinhosos e sempre mantenha a calma!

Quanto às entrevistas, além de uma boa dose de conhecimentos gerais sobre o mundo e acontecimentos atuais o que realmente destaca um candidato para o entrevistador é o quanto ele sabe sobre a empresa para a qual quer trabalhar.

Então além de ler notícias e assistir ao jornal, compensa muito dedicar um bom tempo para entender o que a empresa faz, como ela funciona e tentar pensar sobre quais são seus objetivos e, principalmente, como você pode ajudá-la a atingi-los!

Seguindo estas dicas e mantendo uma rotina de estudos bem programada, não existe motivo para que você não conquiste uma das vagas disponíveis e alcance seus sonhos! Boa sorte!

Recomendados para você: