Como manter a concentração nos estudos

Veja dicas de manter a concentração nos estudos para aprender muito mais o que le e ir bem em provas e concursos

Com o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, manter a concentração nos estudos tem se tornado uma atividade cada vez mais difícil. 


Isso porque, atualmente, nós queremos estar sempre conectados com o mundo, nos divertir com os “memes”, conversar com os amigos e muito mais, o que faz com que muita gente esqueça (ou adie ao máximo) as obrigações do dia a dia, como estudar para concursos públicos

Nesse contexto, com o intuito de te oferecer dicas para que você possa se concentrar melhor e para que você finalmente consiga estudar com qualidade e concentração, confira!

Dicas de como manter a concentração nos estudos

Como manter a concentração nos estudos


Acostume o seu cérebro a ter concentração

Se você quer ficar concentrado para fazer suas atividades do dia a dia, uma dica muito importante é estimular o seu cérebro a fazer com que o ato de concentração seja um hábito constante e não uma exceção. 

 

Para isso, você pode utilizar as mais diversas estratégias, por exemplo, utilizar o laser ao seu favor. Para isso, por exemplo, você pode começar a jogar xadrez, resolver jogos de memória, montar quebra-cabeça, fazer resolver caça-palavras, palavras cruzadas ou sudoku e mais.

Diminua as fontes de distrações

Um dos principais inimigos da concentração e dos estudos são as distrações do dia a dia. Elas podem ser, por exemplo, o celular com as redes sociais, o computador, video games, séries de TV, filmes e muito mais. 

 

Por esse motivo, uma atitude que você pode tomar para evitar distrações é tentar, ao máximo, eliminar todas as possíveis distrações que podem afetar a sua produtividade.

Para isso, por exemplo, você pode:


– Utilizar aplicativos para celulares que bloqueiam as redes sociais quando você está estudando;

  • Utilizar extensão de navegador no seu computador para bloquear sites que possam te distrair;
  • Deixar o celular em outro cômodo da casa;
  • Desligue a TV (de preferência, deixe ela um pouco mais difícil de ser ligada caso você se convença de que quer passar só mais 5 minutinhos assistindo ao seu programa, por exemplo, tirar as pilhas do controle remoto já ajuda bastante);

Mantenha um ambiente de estudos organizado

Outra dica para manter a sua concentração elevada é fazer com que o seu ambiente de estudos esteja sempre organizado. 

 

Isso porque a bagunça pode ser uma distração tentadora (quem nunca preferiu arrumar o guarda roupa ao invés de estudar para uma prova? Organizar os papéis no armário ao invés de fazer o trabalho que está quase no prazo máximo?). 

 

Esse tipo de coisa chama-se procrastinação e, sendo assim, para evitar, é bom ter tudo em perfeita organização.

Cuide da sua rotina de sono

Muita gente opta por estudar mesmo quando está com sono. Mas você sabia que a taxa de retenção desse hábito é bem mais baixa? Ou seja, se você não descansa propriamente, não vai conseguir lembrar direito o que você estudou quando estiver cansado. 

Sendo assim, é muito importante que você tenha um cronograma de descanso que seja condizente com as necessidades do seu corpo.

Nesse contexto, uma dica muito legal é que você adote como hábito “higiene do sono”. Basicamente, a higiene do sono consiste em criar um ritual para que o seu corpo entenda que está na hora de dormir e, assim, relaxe com mais facilidade. Dessa maneira, você vai se sentir mais descansado mesmo que durma menos.

Essa rotina pode consistir em diversas coisas. Por exemplo, ficar sem celular (ou qualquer outro tipo de tela) durante a hora que antecede o momento de deitar na cama, não fazer exercícios pesados ou comer alimentos pesados durante à noite, tomar banhos quentes perto da hora de dormir, evitar o consumo de café ou qualquer bebida energética e mais.

Cuide do seu corpo

Outra dica que você pode usar para melhorar a sua concentração é se cuidar, em especial no que diz respeito ao que você come. Isso porque alimentos saudáveis te ajudam a manter a disposição durante o dia a dia, diminuem a sensação de sono e ainda te fazem sentir melhor consigo mesmo. 

Portanto, aposte em comidas mais leves e que sejam capazes de te proporcionar todos os nutrientes que você precisa.

Além disso, no que diz respeito a nutrição, a falta de algum nutriente importante pode causar prejuízos para o seu corpo, por exemplo, pode te deixar indisposto, fazer com que você tenha dificuldades de concentração e ainda podem diminuir o seu potencial de aprendizado. Sendo assim, procure adotar uma alimentação saudável.

Estimule o seu cérebro através do exercício físico

Outra atividade que pode fazer com que você consiga se concentrar melhor nos estudos é o exercício físico. 

Isso porque ele atua te dando maior conhecimento sobre o seu corpo, reduzindo os níveis de estresse do dia a dia, dando mais disposição para que você se concentre, liberando endorfina e muito mais. 

Sendo assim, para ter mais concentração, é importante que você alie uma rotina de exercícios físicos ao seu dia a dia.

Inicie práticas de meditação

Outra atitude que pode te ajudar a ter mais concentração nos estudos é a meditação. Nesse contexto, você pode usar aplicativos para celular, sites ou então algum player de música para encontrar uma meditação guiada que possa te ajudar. 

Assim, como benefício, você vai melhorar a sua memória, ampliar suas habilidades cognitivas e ainda vai conseguir se concentrar de forma mais fácil nas suas atividades acadêmicas.

Adote pausas ao seu cronograma de estudos

O erro de muitos estudantes é achar que, por ter um cronograma apertado, não devem fazer pausas para descansar, pois, assim, perdem tempo. 

No entanto, o que muita gente não leva em consideração é o fato de que o cérebro precisa de um tempo para reter o conteúdo que está sendo aprendido em sala de aula e, sendo assim, é muito importante que você faça pausas para que o cérebro descanse.

Escute música

Hoje em dia, os cientistas que estudam a área de aprendizado do cérebro já sabem que a música pode ser uma excelente forma de ajudar na concentração. Nesse contexto, os tipos ideais são de lofi e também de música clássica, pois esses dois tipos são os melhores.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que as dicas sejam uteis e que consigam se concentrar nos estudos com sucesso

Por fim, já falamos em outro artigo sobre as bolsas de estudo do educa mais brasil, sugiro leitura do artigo.