Como estudar nos EUA? – Confira 3 diferentes formas!

Como estudar nos EUA? Qual o processo necessário para conseguir estudar em alguma instituição de ensino nos Estados Unidos? Quem pode estudar no país do Tio Sam? Existe algum tipo de visto específico que permite um aluno permanecer em solo norte-americano para concluir seus estudos?

Essas são perguntas que milhares de brasileiros fazem anualmente, principalmente aqueles que sonham há muito tempo em morar e estudar nos EUA. São perguntas com respostas simples, mas nem sempre animadoras, afinal, estamos falando de um país que possui uma das piores políticas de imigração do mundo.


Caso por algum motivo você entre no país de forma irregular e seja pego pela fiscalização norte-americana, será deportado e nunca mais poderá pisar em solo americano novamente. Por isso, é essencial realizar as coisas da maneira correta, respeitando as Leis vigentes no país.

Neste conteúdo, vamos trazer dicas aos nossos leitores sobre como estudar nos EUA, além de falarmos um pouco mais sobre os tipos de vistos fornecidos a quem deseja estudar e até mesmo trabalhar por lá. Quer saber mais sobre o assunto? Então nos acompanhe nessa leitura interessante. Vamos lá!

Tem como estudar nos EUA?

estudar nos EUA


Afinal, tem como estudar nos EUA? Felizmente sim, mas desde que siga as Leis do país, conforme já mencionado anteriormente. Através de programas de incentivo do Governo Federal brasileiro ou de um intercâmbio, por exemplo, é possível estudar nos EUA e até mesmo trabalhar.

Tudo depende do tipo de visto que será concedido a você. O visto é o que determina a forma legal que você está no país, o que pode fazer, se pode trabalhar e estudar ou apenas estudar, além de determinar o tempo máximo de estadia que pode ficar no país antes de ir embora.

Quem pode estudar nos EUA?

E quem pode estudar nos EUA? Bem, quem pode pagar. Deixando de lado os programas de incentivo a educação e pensando apenas no intercâmbio, por exemplo, é necessário ter um bom dinheiro caso queira saber como estudar nos EUA. Para se ter uma noção, um mês de intercâmbio por lá pode custar cerca de vinte mil reais. Além disso, pode estudar nos EUA quem possua visto para estudo ou para estudo e trabalho.

Qual é o visto necessário para conseguir estudar nos EUA?

E qual é o visto necessário para saber como estudar nos EUA? Como mencionado, e como deve bem saber, a política de imigração do país é rígida. O que significa que é necessário estar com o visto em dia e fazer apenas aquilo que ele permite. Abaixo mostramos os vistos disponíveis para quem deseja visitar a terra do Tio Sam. Leia:

  • Visto J1: pode estudar e trabalhar, desde que o trabalho não exceda 20 horas semanais. É necessário trabalhar em comércios o campus onde o mesmo irá estudar;
  • Visto F1: semelhante ao visto anterior, com o diferencial de poder trabalhar fora do Campus, desde que comprove que não conseguiu emprego nas dependências estudantis;
  • Visto M1: é um visto mais rigoroso, que não permite a chance de trabalhar enquanto se estuda.

Como estudar nos EUA?

Através de intercâmbios

Os intercâmbios são as maneiras mais fáceis de estudar nos EUA. Existem muitas agências espalhadas por todo o Brasil que fornecem pacotes de diferentes durações, com vistos para estudo e trabalho, podendo ganhar em dólar e até mesmo pagar a própria viagem com o trabalho realizado por lá.

O intercâmbio geralmente consiste no estudo da língua materna do país, o inglês, mas existem outros tipos de cursos. Cabe a você pesquisar as melhores opções, principalmente do ponto de vista financeiro, visto que o intercâmbio custa caro, então qualquer tipo de desconto é valioso.

Através de programas de incentivo ao estudo

Os programas de incentivo ao estudo são fornecidos pelo Governo Federal. A grande maioria cabe ao incentivo de tecnologia, quando alunos brasileiros ganham cursos em locais estratégicos para fomentar a educação brasileira. Para entrar saber como estudar nos EUA nesse caso, é necessário acompanhar as publicações do Ministério da Educação, conhecer mais sobre esses planos de incentivo e buscar participar dos mesmos.

Pode não ser a forma mais fácil de como estudar nos EUA, mas é a mais barata. Como se trata de um plano de incentivo a educação, não existem gastos. O tempo que você passar no país da Estátua da Liberdade será custeado pelo governo, desde sua estadia até a sua própria alimentação diária.

Realizando alguma complementação de seu curso

Por fim, você tem a opção de complementar seu curso. Anualmente diversas universidades do país norte-americano abrem vagas e concursos para estrangeiros/imigrantes. Neste caso, é necessário acompanhá-las e analisar se alguma das vagas ou concursos condiz com a sua graduação. É possível realizar desde pós-graduações até mesmo mestrados e doutorados. Fique atento as novidades e não deixe nada de importante passar.

Pra quem gosta de praticar o ingles, ja falamos em outro artigo sobre o amazflix series que é bem interessante.

Até a próxima!