Como começar a estudar para concursos? – Confira 5 dicas essenciais!

Como começar a estudar para concursos? Quais são as estratégias que podemos usar para maximizar nosso aprendizado, e, consequentemente, possuir resultados melhores em nossos concursos ao longo do tempo? Existe algum tipo de receita vencedora para ser seguida?

Infelizmente, não existe receita perfeita para passar em um concurso, pois a aprovação depende de muitos fatores, sendo que um deles é a sua rotina, que jamais será igual à de outras pessoas, e por isso, muitas vezes, uma receita está de acordo com seu cotidiano e com o de outra pessoa não.


Por isso, existem sim apenas algumas dicas para concursos importantes que podem ser adotadas de forma geral para quem busca aprender a como começar a estudar para concursos, mas cada um age com as mesmas da forma com que elas mais se encaixam em seu dia a dia. Leia e entenda melhor, vamos lá!

Lembre-se: tudo tem um começo

estudar concurso

Antes de trazer as dicas, queremos lembrar que tudo tem um começo. Você irá ler as nossas dicas e poderá pensar que já irá passar no primeiro concurso que fazer, sendo que a história é diferente. Muitas pessoas fazem mais de 5 ou 10 provas de concursos até passar na primeira.


Portanto, a nossa recomendação é que tenha paciência, entenda que o ciclo é mais sobre erros do que acertos, e que, em algum momento, o seu dia chegará junto com a sua aprovação. Continue lendo conosco!

Confira 5 dicas de como começar a estudar para concursos

1.    Comece acordando cedo

Uma dica útil para quem busca ganhar mais tempo em seus estudos, e, consequentemente, adquirir maior conhecimento em um curto espaço de tempo, com certeza é acordar cedo. Apesar de muitas pessoas terem uma rotina acelerada, uma ou duas horas de estudos pela manhã fazem muita diferença.

É claro, se você trabalha de vigia noturno e chega em casa por volta das 6hs da manhã, essa dica não é para você. Mas, de forma geral, a grande maioria das pessoas trabalha em horário comercial, sobrando os horários da noite e do início da manhã para estudar.

Portanto, reserve ao menos 6 horas para seu sono, estude a noite antes de dormir e um pouco pela manhã antes de sair para trabalhar, e temos certeza de que obterá bons resultados em seus estudos, já que a ciência comprova que quem estuda pela manhã possui maior habilidade de memória ao longo do tempo.

  1. Arrume um espaço para seus estudos

O segundo passo e talvez um dos mais importantes é arrumar um espaço para seus estudos, exclusivamente para eles. Como assim? É muito comum você conhecer alguém de sua família ou algum conhecido/amigo que estuda no quarto, com uma mesa nos pés da cama ou até mesmo deitado.

Caso você não tenha condições de ter um cômodo separado, tudo bem, mas se houver a chance de montar um espaço próprio para estudos, temos certeza de que seu foco e concentração serão bem maiores. Quando estudamos no quarto, automaticamente nosso cérebro relaciona o espaço ao relaxamento, o que pode gerar sono ao longo de seus estudos.

Portanto, organize um espaço onde você possa estudar longe de tudo e de todos, para se preparar para provas como a do INSS concurso, com maior silêncio, concentração e foco, longe da cama para não deitar e perto apenas de seus cadernos, anotações, apostilas e cursos digitais.

Dica: precisa de ajuda para estudar para o concurso do INSS? Então confira os artigos com dicas e até mesmo cursos específicos para a prova do INSS disponibilizados pelo site NovaConcursos, referência em preparação para concursos disputados.

  1. Organize sua mesa de estudos

Ainda falando sobre organização, nada melhor do que ter um espaço bem cuidado e arrumado para seus estudos. Lembre-se de que, quando você não estiver na rua trabalhando ou realizando outras tarefas, a maior parte de seu tempo estará sentado em sua cadeira, em frente a sua mesa estudando para concursos.

Portanto, caso queira saber como começar a estudar para concursos, lembre-se de que uma mesa organizada possui suma importância em seus resultados de provas de concursos. Comece deixando somente o essencial sobre ela, como cadernos, canetas, apostilas e seu notebook ou computador caso tenha algum curso online para acessar.

Deixe de lado tudo àquilo que representar distrações ou que não seja algo expressamente necessário, como relógios, smartphones, tablets e outros dispositivos que tiram a sua concentração. Lembre-se de que a água é uma forte amiga na produção de memória e concentração, então uma garrafinha com água e algumas frutas sobre a mesa poderá trazer ótimos resultados em suas provas.

  1. Estude sobre métodos de aprendizado

Estudar sobre métodos de aprendizado em plataformas pagas ou gratuitas como o YouTube, podem ser uma ótima forma de iniciar seus estudos quando você nunca passou por uma experiência parecida. Falamos isso pelos métodos específicos de como iniciar e continuar seus estudos.

Por onde começar, o que anotar, o que dar prioridade e o que deixar de lado, qual matéria deve ser estudada primeiro para que depois possa compreender as restantes e assim por diante. A internet está repleta de conteúdos como esses de pessoas que já passaram em mais de um concurso e revelam métodos gratuitamente para lhe ajudar a passar no seu concurso.

5.    Comprar um curso sempre será uma melhor opção

Por fim, a nossa última dica sobre como começar a estudar para concursos é que você compre um curso de renome, de qualidade, pois essa sempre será a melhor opção para quem nunca estudou para uma prova como essas antes e ainda não possui um Norte para seguir.

Quando entramos no mundo dos estudos para concursos, tudo é novo. Não sabemos qual matéria é prioritária, quais as perguntas que uma prova específica mais aborda, como devemos estruturar uma redação e assim por diante. Imagine, então, alguém que vai prestar o concurso INSS 2022 e não faz ideia de como iniciar seus estudos?

Nestes casos e até mesmo em casos de concurseiros mais experientes, recomendamos que você invista em um curso de qualidade, que lhe traga melhores ideias de como estruturar seus conteúdos, visando assim uma melhor nota na sua prova que está por vir.

Lembre-se de que são apenas dicas, ou seja, você pode alterá-las para a forma com que mais ficam viabilizadas para o seu cotidiano. Até a próxima!