Como abrir uma empresa? Dicas e cuidados

Resolveu ser seu propio chefe? Aprenda como abrir uma empresa com nossas super dicas!

Abrir a sua própria empresa pode ser complicado, afinal, ser empreendedor não é tão fácil como parece. é preciso iniciativa, persistência, comprometimento, organização e confiança, e essas são só algumas qualidades empreendedoras.


Uma das questões mais importantes no caso são os procedimentos e como proceder para tirar sua ideia do papel e levá-la adiante. Vamos falar mais sobre isso e os procedimento de como abrir uma empresa.

O conceito e o plano de negócios

A primeira coisa a ser feita é saber qual a idéia da empresa, qual serviço ela vai oferecer. Uma vez que você já tem a idéia do negocio formada, já sabe qual produto será entrega ao cliente, agora é a hora de examinar o público alvo. Quem vai querer comprar seu produto? Como ele fará isso, online ou em loja física? Outra coisa muito importante e conhecer os seus concorrentes, quem tem um produto parecido e tem o mesmo publico alvo? O que você tem que o seu concorrente não tem, e vice e versa. E como você pode apresentar concorrência?


Esse começo, em alguns casos, pode ser o mais complicado. Não é fácil elaborar um plano de negócios. E é comum surgirem duvidas sobre como investir no começo pra que a empresa comece… Recursos próprios? Empréstimos? Por isso uma boa idéia é entrar em contato que já tenha experiência na área e pedir por dicas e conselhos, no Sebrae é fácil conseguir uma consulta.

Após esse começo de idealizações e planejamento, quando você estiver seguro e confiante da sua idéia o que resta é a formalização. Ou seja, legalizar o seu negocio e registrar a sua empresa.

Como abrir uma empresa oficialmente?

Para abrir uma empresa você precisa primeiro entrar em contato com a junta comercial do estado onde você pretende abrir a sua empresa. Vale lembrar que esse registro é pago e o valor varia de estado para estado, mas você pode entrar no site da junta comercial do seu estado e verificar os valores, documentação e procedimentos para abrir a sua empresa.

Outro lembrete importantíssimo é o Contrato Social. Esse documento é quase a espinha dorsal de todo o registro, pois é nele que ficaram os dados do dono, e os principais dados da empresa, como por exemplo: qual o serviço prestado, qual a classificação fiscal e ramo de atuação. Entre em contato com um advogado para que ele possa redigir o contrato, esse é o ideal, pois o Contrato Social é o equivalente a Certidão de Nascimento da empresa e não pode ter erros.

Depois de registrar a empresa na Junta Comercial, você ira receber um numero de identificação, o NIRE, com essa identificação em mãos chegou a hora de registrar a empresa na Receita Federal, ou seja, gerar um numero de CNPJ. Para isso você precisa entrar no site da Secretaria da Receita Federal e fazer o registro através do DBE (documento necessário para solicitar um CNPJ). No site da Receita Federal você encontra todas as dicas que precisa, para não se perder nesse passo.

Alvarás de funcionamento e documentação de como abrir uma empresa física

Com o CNPJ registrado, falta pouco! Agora você precisa ir a prefeitura de onde você mora para conseguir o alvará de funcionamento, caso você esteja trabalhando com um negócio físico. As lojas virtuais não precisam disso.

Na prefeitura você precisa apresentar: uma cópia do CNPJ, uma cópia do contrato social, endereço da empresa física e laudo dos órgãos de vistoria (como os bombeiros, por exemplo).

Essa empresa pode ser o seu futuro, então tenha responsabilidade e se informe antes de qualquer decisão. Você não quer falir, por isso procure por profissionais competentes que possam te ajudar nesse processo, como um advogado para redigir o seu Contrato Social e um contador para de ajudar com a burocracia para abrir a empresa e te ajudar no plano de negocio.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam aprender como abrir uma empresa com elas

Por fim ja falamos em outro artigo sobre algumas ideias para ganhar dinheiro, leia e fique por dentro

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários