Bolsas de estudo do Senac podem te ajudar a encontrar seu lugar no mercado! Veja como funciona e como conseguir a sua!

O Senac é conhecido pelos cursos técnicos que oferece em diferentes áreas, garantindo a jovens e adultos formação ou aperfeiçoamento profissional. No entanto, esses mesmos cursos possuem, em grande parte, uma mensalidade com valor alto, que não pode ser paga por muitas pessoas.

Para aproveitar a oportunidade de fazer um curso no Senac e deixar seu currículo profissional mais preparado para enfrentar e superar a concorrência, é possível pleitear uma bolsa de estudos.

Os alunos que são selecionados para receber o benefício da bolsa de estudos, conseguem descontos no valor integral do curso, permitindo que eles se concentrem apenas em absorver o máximo de conhecimentos passados pelos professores.

Como concorrer a uma bolsas de estudos do Senac

Anualmente, o Senac oferece bolsas de estudo a alunos interessados em melhorar sua qualificação profissional.

bolsas de estudo do senac

Para tentar pleitear o desconto é preciso, além de ficar atento ao calendário definido pela instituição, atender a alguns requisitos.

É necessário, por exemplo, ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, não estar matriculado no Senac para a realização de um curso igual ou que seja realizado no mesmo período em que deseja ser contemplado com a bolsa.

O interessado não pode, ainda, estar concorrendo a nenhum outro processo de concessão de bolsas de estudo, não ser bolsista do Senac ou ter abandonado o programa de bolsas nos últimos dois anos.


Os interessados que atenderem a esses requisitos precisam escolher o curso desejado e indicar a unidade onde é ministrado, ter login no portal do Senac e realizar o pedido de bolsa.

Caso a bolsa seja concedida, o futuro aluno deve comparecer ao Senac munido de seus documentos pessoais. Menores de 18 anos devem apresentar os documentos dos responsáveis. Esse passo é fundamental para que a matrícula seja efetivada e a bolsa concedida.

O Senac cancelará automaticamente a bolsa ou inscrição no processo seletivo dos interessados que se inscreverem em quaisquer cursos oferecidos pelo Senac e pagarem qualquer valor por eles.

A renda per capita familiar de um candidato é calculado dividindo-se o valor recebido integralmente como rendimentos de todos os moradores da residência pelo número de pessoas que moram ali.

O pedido de gratuidade nos cursos do Senac não tem qualquer custo para o interessado, em nenhuma de suas fases.

Em quais cursos posso pedir uma bolsa de estudos

O Senac oferece uma gama muito grande de cursos que podem ser contemplados com bolsas de estudo para cursos livres como assistente de mídia, técnico em comércio, radialista – setor locução, técnico em estética, técnico em informática, técnico em publicidade, técnico em produção de moda ou técnico em teatro.

Não fui selecionado. Posso tentar novamente?

Claro. Os alunos que, por alguma razão, não tenham sido selecionados para receber uma bolsa de estudos de algum dos cursos do Senac podem tentar novamente a gratuidade.

Neste caso, é importante que a pessoa verifique os fatores que levaram a instituição a negar seu pedido de gratuidade e, se possível, resolver as questões para aumentar suas chances de aprovação.

Recomendados para você: