xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

A caligrafia é uma forma harmônica de representar significados através de símbolos que, se posicionados juntos, formam o que chamamos de palavras. Para esse tipo de comunicação funcionar, é necessário que a caligrafia seja legível para que as mensagens possam ser transmitidas com clareza.

Existem várias formas de escrever, uma delas é a artísticas, como as usadas em convites de casamento, por exemplo. Porém, quando vamos ao médico e ele nos passa uma receita de medicamentos, é comum não conseguirmos decifrar o que está escrito e acabamos deixando esse trabalho para os farmacêuticos, já acostumados com aquele tipo de caligrafia.

Cada um de nós têm uma forma de escrever que nos caracteriza, entretanto, às vezes é necessário o uso de atividades de caligrafia para ter uma comunicação eficiente, principalmente no seu dia a dia.

Atividades de caligrafia e seus benefícios

Com o mundo cada vez mais online, as crianças têm usado menos o seu tempo escrevendo em papel. Nas atividades escolares, já é comum o trabalho ser entregue todo digitado. Porém, pesquisas afirmam que a caligrafia pode trazer muitos benefícios além de boa comunicação.

atividades de caligrafia

Cientistas da Noruega, por exemplo, descobriram que quem escreve algo à mão se lembra mais da informação do que se tivesse digitado. É que a escrita manual pede mais esforço e concentração do cérebro, colaborando com um processo de aprendizagem mais rápido e eficiente.


Além disso, o uso da caligrafia melhora o desenvolvimento motor, reduz o estresse, incentiva a criatividade e permite que nos expressarmos melhor o que sentimos.

 

Confira algumas dicas de como usar as atividades de caligrafia de maneira eficiente

 

Agora que você já sabe os benefícios da caligrafia, confira algumas dicas de como inserir as atividades de caligrafiano dia a dia de uma criança de maneira eficiente.

 

  • Primeiro, sente-se com a criança e ensine ela a maneira adequada de segurar um lápis. Mostre que ela não precisa dobrar demais o pulso ou apertar demais o lápis;
  • Desafie a criança a utilizar um caderno de caligrafia por meio de atividades lúdica;.
  • Peça para que ela escreva o nome dos seus colegas de classe com letra cursiva;
  • As atividades devem ser passadas com equilíbrio para não se tornarem cansativas;
  • Use o caderno de caligrafia em branco para a criança escrever frases curtas;
  • Peça para que eles escrevam um diário com textos curtos sobre o seu dia;

 

O caderno pautado também pode ser um grande aliado, pois ajuda no controle do lápis, permite uma melhor observação do traçado das letras, ajuda a diferenciar as letras maiúsculas de minúsculas e ainda melhora a escrita ilegível.

 

Mas atenção, o ideal é NÃO usar esse tipo de caderno para cópias exaustivas, principalmente envolvendo castigo, e nem como tarefa de casa. Também não é aconselhado adequar a letra ao padrão “bonito”. É necessário apenas que a letra esteja legível.

Agora, é hora de separar o papel e o lápis e colocar em prática todas as dicas acima. E lembre-se, a escrita é um meio de expressar os pensamentos e a comunicação. Deixe a imaginação da criança fluir.