3 dicas para escolher o piso perfeito para sua casa


É bem comum nos concentrarmos em outros aspectos da decoração, deixando de lado o chão. O ambiente da sua casa depende muito do tipo de piso que você decide aplicar no espaço. Afinal, são muitos os fatores que determinam a sua escolha, como seu orçamento, o cômodo em questão e seu estilo de vida.

Com todas as variedades no mercado, decidir por um em particular pode parecer uma tarefa impossível. Além disso, dependendo da prioridade e da função, você pode facilmente se encontrar em um dilema ao escolher diferentes opções para os inúmeros ambientes do seu projeto decorativo.

As alternativas mais conhecidas atualmente, são o piso cerâmico, de pedra, de madeira, de mármore, mosaico, PVC e laminado. Como pode ver, você tem uma infinidade de opções. Portanto, seja para uma reforma ou para sua nova casa, escolher o piso certo confere um apelo estético incrível a qualquer ambiente.

piso ceramico

Aqui estão três dicas para ajudar você a tomar a melhor decisão. Confira!

1. Considere o ambiente

Suas opções de revestimento dependem de onde serão aplicadas. Na área da sala, um piso que causa aquele efeito deslumbrante logo que seus convidados chegam é excelente. Além disso, é necessário que seja resistente, uma vez que é um local de muita movimentação.

Para as áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e despensas, pisos resistentes à água são os mais recomendados. Por outro lado, os quartos exigem pisos quentes e confortáveis para acomodar os pés descalços. O importante é não aplicar pisos de madeira nas áreas com maior probabilidade de ficarem úmidos.


2. Seu estilo de vida

A melhor opção de piso também vai depender do seu estilo de vida e da sua família. Um piso cerâmico, por exemplo, é excelente para casas com alto tráfego de pessoas e animais, enquanto os pisos de madeira podem facilmente serem riscados pelas patinhas dos seus pets.

Inclusive, se você não tem muito tempo para fazer a manutenção necessária na casa, um piso que exige muitos cuidados pode não ser uma opção ideal, já que poderá ficar com aparência descuidada com o passar do tempo.

3. Determine o visual que você deseja para sua casa

Após decidir sobre o estilo de decoração que você deseja para sua casa e definir um orçamento para isso, as decisões restantes são muito mais simples. Quando se trata do visual, a maioria das opções de piso oferece uma aparência belíssima, mas essa beleza não será mantida eternamente, devido a inúmeros motivos.

Ainda que você prometa a si mesmo que vai dar duro para limpar e fazer as manutenções corretamente, eles não serão os mesmos daqui a 10 anos, por exemplo. E não se preocupe, isso é normal. Portanto, independentemente disso, é importante escolher um modelo de piso que corresponda ao restante da decoração da casa.

Se você pretende que sua casa tenha um visual rústico, um piso de madeira ou piso cerâmico é perfeito. Já para uma decoração clássica, o porcelanato ou o piso de mármore são ótimos. Quer uma pegada mais industrial? Aqui você pode esbanjar no piso de cimento queimado à vontade.

Além das dicas acima, também é essencial escolher uma opção de piso que exige manutenção mínima. No entanto, fazer a escolha certa pode ser menos desgastante quando você segue essas dicas básicas.

Ao mesmo tempo, é importante fazer tudo isso com calma e tempo e encontrar o que você precisa em uma loja de boa reputação e com um bom prazo de entrega. O profissional escolhido para fazer a instalação também tem um grande impacto no quanto você gasta, na aparência final do seu piso e na durabilidade do material.

Gostou deste conteúdo sobre dicas para escolher o piso ideal? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e espalhar essas dicas para todos os seus colegas e amigos!