3 dicas essenciais para aproveitar cursos online de maneira efetiva e produtiva

A recente pandemia e as medidas de distanciamento social que fizeram parte das nossas vidas nos últimos anos trouxeram uma série de mudanças, adaptações e transformações nas mais diversas áreas. E uma das mais impactadas é a área do ensino.

 

O conceito de cursos online não é assim tão novo: desde o início da popularização da internet, esse novo modelo de ensino também vem crescendo, criando novas oportunidades de aprendizado para pessoas de todas as idades, cidades e estilos de vida. 


cursos

Mas especialmente nos últimos anos, o ensino a distância se tornou mais do que uma maneira mais prática de aprender, e passou a ser uma necessidade, e aos poucos vai se tornando quase um padrão. Escolas, faculdades, cursos rápidos e até categorias mais específicas, como os Programas de Inclusão ao Emprego estão cada vez mais investindo em estrutura para se tornarem ou criarem novas opções de aprendizagem remota, com vários níveis de sucesso.

 

Essa variação da eficácia dos programas online se deve principalmente ao fato de que o ensino online não funciona exatamente da mesma maneira que o ensino presencial — modalidade com a qual a maioria de nós está acostumado desde o início da vida escolar. 


 

A dinâmica única das salas de aula presenciais é impossível de se reproduzir no meio online, e essa adaptação pode ser difícil para muitas pessoas, causando problemas de concentração, absorção do conteúdo, aproveitamento e desempenho.

 

Mas, apesar de difícil, se adaptar ao ensino online não é impossível! 

 

Existem algumas dicas de concentração, foco e disciplina que são muito úteis e importantes para garantir que o seu aproveitamento em cursos online seja tão bom quanto nos presenciais. Continue lendo para conferir!

 

Estabeleça uma rotina

A maioria dos cursos online são flexíveis, ou seja, você pode assistir as aulas quando quiser, quantas vezes quiser — e essa é considerada uma das maiores vantagens dessa modalidade.

 

Porém, esse fator também pode ser um de seus maiores problemas: toda essa flexibilidade pode levar a procrastinação e falta de comprometimento, já que é relativamente mais fácil priorizar outras responsabilidades e deixar as aulas para depois, ou assisti-las enquanto faz outras coisas, dividindo sua atenção e prejudicando na retenção do conteúdo.

 

Por isso, estabelecer uma rotina e comprometer-se com ela é essencial! Escolha o melhor horário para assistir às aulas e adapte o resto da sua rotina ao redor dele, repetindo de maneira consistente. Isso não apenas ajuda você a se concentrar melhor no dia a dia, mas também garante que você desista ou abandone o curso.

 

Cultive o ambiente ideal

Por natureza, o cérebro humano faz associações entre nossas ações e o ambiente onde elas acontecem. Aos poucos, principalmente após algumas repetições, essas associações passam a afetar nossos estados de maneira mais expressiva: deitar na sua cama automaticamente te traz uma sensação de relaxamento, ou sentar à mesa do jantar aumenta ainda mais a fome, e assim por diante.

 

E com o foco, não é diferente. Ter um espaço específico para realizar as tarefas que exigem foco — como estudar ou trabalhar — ajuda a melhorar esse foco, já que ao ocupar esse espaço ajuda o seu cérebro a entrar no “modo concentração” de maneira mais rápida, contribuindo para o seu desempenho e atenção durante as aulas.

 

Não abandone o papel e caneta

Em uma sociedade praticamente dominada pela tecnologia, confiar no bom e velho método de fazer anotações em papel e caneta pode até parecer antiquado, mas garantimos que é uma boa dica quando o assunto é como fazer um curso online de maneira mais efetiva e proveitosa!

Diversos estudos científicos evidenciam que lembramos melhor das coisas quando anotamos da maneira “tradicional”, em comparação com a digitação em computadores ou celulares. Então, deixe a parte online para a aula em si, e mantenha suas anotações, observações e resumos no bom e velho papel.

Um curso online é uma ótima maneira de investir no seu conhecimento e desenvolvimento, e saber como aproveitar ao máximo esse modelo de ensino é muito importante para uma experiência mais produtiva, construtiva e completa.

E para mais conteúdos sobre educação, carreira e mercado, navegue pelo blog e confira mais posts!

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!