O Unip Pronatec representa uma ótima oportunidade para as pessoas que desejam realizar um curso profissionalizante. A Unip – Universidade Paulista, através do programa Pronatec do Governo Federal, reserva vagas gratuitas para habilitação técnica em suas unidades no estado de São Paulo.

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do Governo Federal que existe desde 2011, com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica. Nos últimos anos, o programa começou a estabelecer parceria com instituições privadas para oferecer as oportunidades gratuitas, como é o caso da UNIP.

Como participar do Unip Pronatec

unip pronatec

A UNIP, por meio do Pronatec, oferece vagas para cursos técnicos gratuitos. Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, preferencialmente na rede pública ou como bolsista em uma escola particular. Ter participado do Enem 2014 também é um critério para participar das duas primeiras chamadas.

Cursos disponíveis no Unip Pronatec

O ensino técnico é uma modalidade de educação profissional que vem sendo cada vez mais valorizada pelas empresas. Quem tem diploma técnico conta com várias vantagens, como mais oportunidades de emprego, bons salários, currículo diferenciado e facilidade de inserção no mercado de trabalho.

Os cursos técnicos possuem carga horária de 800 horas a 1200 horas. Eles são responsáveis por capacitar os seus participantes para atuar no setor produtivo, desenvolvendo as competências profissionais de forma rápida e focada. Atualmente, a UNIP oferece 25 habilitações técnicas através do Pronatec. São elas:

Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Cuidados de Idosos, Técnico em Desenho de Construção Civil, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Eventos, Técnico em Farmácia, Técnico em Gerência de Saúde, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Logística, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Massoterapia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Radiologia, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho.

Como se inscrever nos cursos do Unip Pronatec

unip pronatec campus

As inscrições do UNIP Pronatec podem ser realizadas através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, também conhecido como Sisutec. Trata-se de uma plataforma administrada pelo MEC, que distribui vagas para cursos técnicos gratuitos de forma automática, com base na nota do Enem.

Além de reunir as oportunidades educacionais da UNIP, o sistema informatizado também tem vagas de outras instituições públicas e privadas que executam o Pronatec.

O Sisutec abre inscrições duas vezes por ano. Para se inscrever, é preciso acessar o site oficial do programa com os dados do Enem, escolher duas opções de curso e aguardar o processo seletivo. As duas primeiras chamadas levam em conta o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Já as vagas remanescentes são preenchidas sem a necessidade do Enem.

Se o candidato tiver a sua inscrição aprovada pelo Sisutec, ele será convocado para fazer a matrícula na UNIP. Para se matricular, é preciso apresentar certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovantes de votação e comprovante de residência. No caso dos participantes do sexo masculino, também é necessário apresentar certificado militar.

Para sanar outras dúvidas, o interessado pode acessar o site da UNIP Pronatec: www3.unip.br/pronatec/index.asp ou entrar em contato pelo 0800 010 9000.

Recomendados para você: