Conheça tudo sobre o sisu 2015, como funciona, como se inscrever e muito mais!

O SISU – Sistema de Seleção Unificada – é um programa que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de possibilitar que a maior quantidade possível de alunos use as suas notas do Novo ENEM para entrar nas universidades federais do país.

A primeira edição do SISU foi aberta em janeiro de 2010, que, junto a outros programas do governo federal, como o PRONATEC e o PROUNI, funcionam em prol da educação de todos os brasileiros. E, para tornar o acesso mais amplo, as inscrições para o SISU são disponibilizadas unicamente na internet, através do site oficial do sistema.

sisu 2015

No primeiro processo seletivo deste ano serão ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior de todo o Brasil! São 20% a mais de vagas em relação a 2014. Das 63 universidades federais do país, 59 participam do SISU. Todos os 38 institutos federais de educação tecnológica (Cefet) também aderiram ao sistema.

 

CRONOGRAMA DO SISU 2015

As inscrições começam no dia 19 de janeiro e se encerram às 23h59 do dia 22 do mesmo mês, de acordo com o horário oficial de Brasília. Lembrando que, nesta edição, o SISU contará com 1 (uma) única chamada regular e a lista de espera. Veja mais detalhes logo abaixo:

Inscrições
19/01/2015 a 22/01/2015

Resultado da chamada regular única
26/01/2015

Matrícula na chamada regular única
02/02/2015 a 03/02/2015

Inscrição na lista de espera
26/01/2015 a 06/02/2015

As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SISU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser a partir de 11 de fevereiro.

sisu 2015 inscricao

SOBRE AS VAGAS

A consulta de vagas do SISU 2015 já está disponível no site oficialhttp://sisu.mec.gov.br/ – e pode ser feita por município ou nome da instituição. Assim, os estudantes interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas podem acessar a página antes da abertura das inscrições para buscarem pelas instituições e cursos.

QUEM PODE PARTICIPAR

Todos os alunos com certificado de conclusão do ensino médio e que tenham feito o ENEM podem participar do sistema de seleção do SISU, desde que a respectiva nota em redação tenha sido maior que zero. Porém, é importante ficar atento que a quantidade de vagas oferecidas pelas universidades federais para os alunos participantes do programa varia de acordo com a instituição.

 

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO NO SISU 2015

Como dito acima, as inscrições serão realizadas via site: dentro do prazo estabelecido, os candidatos deverão acessar a página portando o número de inscrição e a senha do ENEM 2014. Se você não se lembrar dessas informações, pode ficar tranquilo: existem links de apoio no site do SISU onde é possível recuperá-las.

Ao se inscrever, o estudante poderá optar por até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Mas cuidado com essa ordem: o resultado do SISU 2015 será divulgado em apenas uma chamada e a lista de espera será aberta apenas aos candidatos que não forem selecionados para o curso de primeira opção. Durante a inscrição também é necessário indicar a modalidade de concorrência à vaga.

sisu vagas

NOTAS DE CORTE

Além da nota de redação, algumas universidades exigem uma nota de corte como critério de seleção. A nota de corte é a nota mínima dos alunos para concorrer às vagas. Ela é variável, mudando de curso para curso e de universidade para universidade, calculadas de acordo com o peso adotado por cada instituição. Por exemplo: a prova de português do ENEM pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para a de Ciência da Computação. Tudo isso é conhecido no momento em que o estudante escolhe o curso da universidade.

As notas dos outros alunos também determinam a nota de corte dentro da lógica do SISU: quanto mais alunos concorrerem para uma determinada vaga e quanto mais alta for a nota deles, maior a nota de corte.

Com exceção do primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema do SISU fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã. Após esse horário, você pode verificar se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Aí, com essa informação, você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outro.

O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Ou seja, pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é interessante verificar sua posição todos os dias.

 

COMO SABER SE ESTOU CLASSIFICADO?

O SISU funciona em um sistema de turnos: durante o dia, o site fica aberto para que os alunos possam se cadastrar e modificar os seus dados e, durante a noite, fica fechado para que o sistema possa processar as inscrições e recalcular as notas de corte. Segundo dados do MEC, a capacidade atual de acessos simultâneos que o site do SISU pode receber é de 200.000.

Não deixe de verificar a sua situação diariamente e acompanhar as atualizações!
ENTENDI. E DEPOIS?

Os estudantes selecionados devem comparecer nas respectivas secretarias das instituições de ensino do curso para as quais se inscreveram, munidos de toda documentação para efetivar a matrícula.
COTAS NO SISU

Candidatos que cursaram o ensino médio em instituições da rede pública de ensino têm o direito de utilizar a Lei de Cotas, que estabelece que as instituições de ensino superior reservem 25% do total das vagas para seus cursos de graduação a eles.

A Lei de Cotas abrange também os candidatos cuja renda familiar seja de no máximo um salário mínimo e meio. Candidatos negros, pardos ou indígenas também são beneficiados.

Recomendados para você: