SISTEC MEC: Aprenda o que é e como funciona

Veja como o sistec mec pode te ajudar a encontrar a qualificação que você necessita, leia agora!

O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Esse sistema é pioneiro e, portanto, inovador no país por disponibilizar, mensalmente, informações sobre cursos técnicos de nível médio, respectivas escolas e alunos desse nível de ensino.


Caso a escola também ofereça cursos de formação inicial e continuada, o SISTEC apresentará ainda dados referentes aos cursos e aos alunos dessa oferta de ensino. Contudo, é importante ressaltar que os cursos de formação inicial e continuada só serão cadastrados se a escola ofertar ensino técnico de nível médio.

Os órgãos competentes de cada sistema de ensino dispõem agora de um importante instrumento para atestar a validade nacional dos diplomas.

Quem deve se cadastrar no SISTEC MEC

sistec mec


Todas as unidades de ensino credenciadas para oferta de cursos técnicos de nível médio, independentemente da sua categoria administrativa (públicas e  privadas), sistema de ensino (federal, estaduais e municipais) e nível de autonomia, devem se cadastrar no SISTEC.

Como funciona o SISTEC



O SISTEC é alimentado todos os meses. O objetivo é oferecer dados completos e atualizados para estudantes, que pretendem cursar os ensinos médio e técnico, independentemente de ser da esfera pública ou privada. Também não há diferenciação em relação ao sistema de ensino. O SISTEC atende às instituições municipais, estaduais e federais.

Além disso, o SISTEC auxilia as instituições de ensino na validação nacional dos diplomas porque concentra as informações sobre os estudantes, cursos e carga horária.

Como realizar o cadastro da SISTEC

Unidade de ensino: Representantes de unidades de ensino ofertantes de cursos técnicos de nível médio devem entrar em contato com o Fala Brasil, do Ministério da Educação, pelo telefone 0800-616161, e solicitar o seu código de acesso ao sistema, para realizar o pré-cadastro da unidade de ensino.

Órgão regulador: Representantes para órgãos competentes para, no âmbito do SISTEC, validar escolas e cursos (Secretaria de Estado, Conselho Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação, entre outros), informamos que o seu cadastro no sistema será efetuado pelo Ministério da Educação. Aguarde a visita da comissão técnica de acompanhamento deste Ministério, conforme agendas previamente definidas, para o acompanhamento da implantação do SISTEC nas suas unidades.

Aluno: Somente serão cadastradas no SISTEC as matrículas novas para os cursos que iniciarão novas turmas em janeiro de 2009. Se você é aluno, deve aguardar que a sua escola efetue o seu cadastro e de seu(s) curso(s), que iniciará apenas em janeiro de 2009.

Resultados do SISTEC

O cadastramento de escolas no SISTEC já atingiu a marca de 6.556 escolas técnicas e mais de dez milhões de alunos cadastrados, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Veja os números:            

Total de unidades de ensino cadastradas: 6.556

Unidades de ensino exclusivamente FIC: 983

Unidades de ensino – cursos técnicos: 5.573

Unidades de ensino – Rede municipal pública: 28

Unidades de ensino – Rede municipal privada: 10

Unidades de ensino – Rede estadual/distrital pública: 1.841

Unidades de ensino – Rede estadual/distrital privada: 3.152

Unidades de ensino – Rede federal: 455

Unidades de ensino – Sistema S: 1.061

Unidades de ensino – Militar: 9

Órgãos validadores: 55

Total de alunos cadastrados no SISTEC (todos os cursos): 10.489.055

Alunos – Rede municipal pública: 9.307

Alunos – Rede estadual/distrital pública: 660.256

Alunos – Rede estadual/distrital privada: 905.600

Alunos – Rede federal: 796.056

Alunos – Sistema S: 8.111.193

Alunos – Militar: 6.643

Alunos de cursos técnicos: 2.475.782

Alunos – Rede municipal pública: 8.330

Alunos – Rede estadual/distrital pública: 606.124

Alunos – Rede estadual/distrital privada: 863.866

Alunos – Rede federal: 501.825

Alunos – Sistema S: 488.994

Alunos – Militar: 6.643

Espero que tenham curtido as informações

Já falamos aqui sobre o programa privado Educa mais Brasil, sugiro que leiam sobre ele!

Até a próxima pessoal!