Mora em Bh e quer se profissionalizar? Conheça os cursos do senai Bh! Confira como se inscrever, o que precisa e muito mais!

 Criado em 1942 e uma das mais importantes instituições de ensino profissional do país, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está distribuído por milhares de cidades brasileiras. O órgão apoia setores industriais através do fomento de recursos humanos e prestações de serviço com assistência técnica e tecnológica. Além disso, possui serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica das mais diversas áreas do conhecimento.

Em Belo Horizonte, capital mineira, a sede do Senai está alocada no Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti, através da FIEMG. O endereço é Av. Antônio Carlos, 561, Lagoinha, e a infraestrutura conta com cursos de aperfeiçoamento, aprendizagem, qualificação e cursos técnicos. Dentre a gama de serviços oferecidos estão os cursos de confeitaria, eletrohidráulica industrial, manutenção mecânica, panificação, joalheria, eletricista industrial e curso técnico de Biotecnologia.

O leque de opções é muito maior, e a melhor parte é que todos os cursos podem ser feitos a preços muito acessíveis – e praticamente simbólicos.

 

Como funcionam os cursos do Senai Bh?

 senai bh

Os cursos do Senai podem durar alguns dias, meses ou ter até dois anos de duração, na modalidade de cursos técnicos. Para fazer a matrícula é preciso apresentar comprovante de residência (no caso, que você mora em BH) e está apto, assim, a frequentar as aulas daquela região.

Com ótimo nome – e sólido reconhecimento – no mercado, os cursos do Senai são aliados de quem quer ter um ensino forte em seu currículo. Cada uma das cidades brasileiras tem suas especialidades e é preciso fazer uma inscrição prévia para saber se há vagas dentro do curso pretendido. Em Belo Horizonte você pode levar documentos com RG, comprovante de residência e CPF até o BH Resolve, que fica no centro da cidade, e pedir possibilidade de matrícula no curso escolhido.

 

Em algumas ocasiões, dependendo do curso, você pode solicitar online a matrícula, através do portal Senai da sua cidade. Nesse caso é preciso imprimir o boleto de pagamento e efetuar a solicitação para que sua matrícula esteja realmente efetivada.

Quais são os cursos oferecidos?

São vários, o melhor a se fazer é ir até a secretaria, mas deixamos alguns de exemplo:

Cursos de Aprendizagem

Confeitaria

Instalação Elétrica Industrial

Manut. Mec. em Refrigeração e Ar Condicionado

Manutenção Mecânica Industrial

Ourivesaria -Modelagem

Ourivesaria – Processos Seriados

Panificação

Processos Administrativos

Usinagem Mecânica

Cursos de Qualificação

Mec. de Manut. e Instalação de Equipamentos de Regrigeração e Climatização

Mecânico de Usinagem

Eletricista Industrial

Cravação

Ourives

Panificação e Confeitaria

Cursos Técnicos

Técnico em Biotecnologia

Técnico em Panificação

Técnico em Química

Técnico em Mecânica

Pronatec 2016 senai BH

senai belo horizonte

Pronatec 2016 BH foi feito em parceria com o SENAC e SENAI. Eles contam com um projeto chamado “Você na Indústria”. Esse programa possibilita a inserção de diversas pessoas no setor industrial, pois é o setor que mais carece de profissionais.

Você também pode entrar no PRONATEC pelo SISUTEC, que tem inscrições abertas duas vezes ao ano. Os alunos que anseiam se inscrever pelo SISUTEC devem ter feito as provas do ENEM 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), tendo pontuação igual ou superior a 450 pontos, além de uma nota válida na redação superior a zero.

Conclusão

Quem frequenta o Senai pode, ainda, conseguir diversas oportunidades de trabalho enquanto ainda estiver nos cursos, já que o órgão possui programas de incentivo de empregabilidade para aprendizes. Ou seja: fazer um curso no Senai pode não só melhorar seu currículo e sua carreira, como também pode acelerá-la.

 

Gostaram das nossas dicas pessoal? O que está esperando o que para conhecer o Senai-BH?

 

Recomendados para você: