Conheça o Senai BA, uma instituição que oferece diversas opções de cursos, todos voltados para capacitação e aprendizagem na área industrial. A formação em um dos cursos do Senai garante maior chance de ingresso e recolocação no mercado de trabalho.

O Senai é uma das instituições que formam o Sistema S de ensino e está presente na Bahia e em todos os outros estados do Brasil. A instituição se compromete em contribuir com a formação profissional de jovens e adultos, gerando mão de obra qualificada para as indústrias e auxiliando a aumentar os índices de empregabilidade no país.

O Senai forma mão-de-obra para as indústrias. (Foto: Divulgação)

O Senai forma mão-de-obra para as indústrias. (Foto: Divulgação)

Tudo sobre Senai BA

O Senai BA conta com diversas unidades espalhadas por todo o estado. Os cursos oferecidos pelo Senai são divididos em diversas modalidades, entre eles, os de qualificação profissional, os de iniciação, os técnicos e os de aprendizagem básica.

Todos os cursos têm como principal objetivo capacitar profissionais para atuarem na indústria, são dezenas de opções, direcionados tanto para quem já está no mercado de trabalho quanto para quem pretende adquirir a qualificação necessária para conquistar um bom cargo e salário.


Além de cursos presenciais, o Senai BA também oferta cursos à distância, ambos com preços acessíveis e que cabem no bolso do trabalhador. Vale lembrar que a instituição é parceira do Pronatec e do Programa de Aprendizagem, portanto, também é possível estudar no Senai gratuitamente.

Cursos Senai BA

Os cursos técnicos do Senai são ofertados através de dois diferentes processos seletivos. O Técnico de Aprendizagem Básica é direcionado a jovens com idade entre 14 e 24 anos que desejam participar do programa de Jovem Aprendiz nas empresas da região, são cursos gratuitos onde os alunos contam com a oportunidade de conseguir um emprego. Já o Técnico Nível Médio é direcionado para quem já concluiu o ensino médio ou está no terceiro ano, são cursos pagos e com duração de dois anos.

No âmbito do Pronatec, são ofertados cursos gratuitos. (Foto: Divulgação)

No âmbito do Pronatec, são ofertados cursos gratuitos. (Foto: Divulgação)

A instituição também oferta cursos de iniciação e qualificação profissional, que são cursos com duração entre 2 e 6 meses, onde os alunos são submetidos ao aprendizado específico sobre determinada função. O intuito é promover capacitação aos que já são trabalhadores em qualquer setor industrial. Também são cursos pagos, mas alunos do Pronatec são isentos de qualquer custo.

Inscrições Senai BA

As inscrições para o Senai BA ead estão abertas, os interessados devem acessar a página oficial da instituição de ensino para efetivar a matrícula. É necessário que o aluno interessado tenha acesso fácil a internet e resida próximo a um dos polos do Senai, já que o curso possui aulas presenciais periodicamente.

Já os cursos presenciais, tanto técnicos quanto os de qualificação, contam com novas turmas durante todo o ano letivo e as inscrições são abertas por pelo menos quatro vezes ao ano. Para não perder a oportunidade, é necessário ficar atento aos prazos de inscrição do Senai BA, as datas são sempre divulgadas no site, bem como os pré-requisitos para a matrícula e valor das mensalidades.