Tudo sobre o Senac PSG, conheça essa iniciativa que distribui bolsas de estudos para cursos profissionalizantes. Conheça os pré-requisitos e como funciona a distribuição de vagas.

Estudar não é facil, e pagar a faculdade particular menos ainda. Mas hoje falaremos de algo que pode ajudar bastante. Com o Pronatec sem previsão para a abertura de novas vagas, os brasileiros de baixa renda buscam alternativas para conseguir desfrutar de uma educação profissional de qualidade. Uma das opções é participar do Programa Senac de Gratuidade.

Senac PSG saiba como funciona 1

O que é o Senac PSG?

A história do Programa Senac de Gratuidade começou em 2009, a partir do Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial se comprometeu com a oferta de cursos gratuitos em todo o país e, com isso, transformou a vida de milhares de pessoas.

O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido pela sigla PSG, é uma iniciativa instituição desenvolvida em todos os estados brasileiros. O objetivo consiste, basicamente, em distribuir bolsas de estudo aos alunos que não podem pagar as mensalidades dos cursos.

Cursos gratuitos do Senac PSG

As bolsas do Senac PSG são parciais ou integrais. Elas contemplam os cursos profissionalizantes de curta duração, ou seja, com carga horária de em média 160 horas. As vagas gratuitas também são reservadas para as qualificações profissionais técnicas.

Há muitas opções de cursos gratuitos no Senac. Entre elas, vale destacar: técnico em informática para internet, técnico em logística, técnico em comércio, técnico em farmácia, vitrinismo, depilação, garçom, técnicas de liderança, auxiliar administrativo, aromaterapia, cuidador infantil, desenvolvedor de jogos eletrônicos, recepcionista, auxiliar financeiro, massagem estética modeladora, entre outras.

Para conhecer as qualificações profissionais com vagas gratuitas no seu município, procure pessoalmente a escola do Senac ou entre em contato por telefone.

Quem pode participar?

Para participar da seleção do PSG, é necessário se enquadrar nos pré-requisitos do programa. São eles:

  • Não estar matriculado em outro curso do Senac
  • Não estar participando de outro processo seletivo para bolsas de estudo
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa (R$1.760,00)
  • Não ter abandonado outro curso do Senac, na condição de bolsista, nos últimos 24 meses.

Senac PSG saiba como funciona

Inscrições para Senac PSG

O processo de inscrição varia de um estado para o outro. No Senac São Paulo, por exemplo, o candidato precisa escolher o curso profissionalizante do seu interesse, realizar o registro de login no portal do Senac SP e preencher o cadastro de pedido de bolsa. O resultado leva 5 dias para ser disponibilizado.

Caso a concessão do benefício seja confirmada, o candidato precisa providenciar os documentos necessários para a matrícula e entregá-los na secretaria entro do prazo.

Processo seletivo

A seleção dos bolsistas é realizada por estado, conforme a disponibilidade de vagas por curso. A classificação tem como critério a ordem de inscrição no curso. Também é necessário apresentar a documentação exigida para validar as informações cadastradas e garantir a bolsa de estudo do Senac.

Ao fazer um curso de graça no Senac, o aluno adquire experiência para crescer no mercado de trabalho. O diploma da instituição é reconhecido em todo o país e tem força junto as empresas comerciais de diferentes segmentos.Já falamos aqui também sobre o senai mg, sugiro a leitura do artigo.

E aí? Qual a sua opinião sobre a iniciativa PSG do Senac? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário.

Recomendados para você: