Veja como participar do Senac Pronatec Alagoas! Os cursos são ofertados gratuitamente pelo programa para toda a população alagoense, o objetivo é garantir capacitação profissional e ampliar as oportunidades de ingresso e recolocação no mercado de trabalho.

O Pronatec é um programa do governo federal que facilita o acesso ao emprego por meio da qualificação, o programa tem parceria com todas as instituições do sistema S e oferta cursos técnicos e de formação continuada gratuitamente. Muitas vezes, os alunos beneficiados pelo Pronatec também têm direito a um auxílio mensal para custear com transporte e materiais necessários para o curso.

O Senac Alagoas é parceiro do Pronatec. (Foto: Divulgação)

O Senac Alagoas é parceiro do Pronatec. (Foto: Divulgação)

Parceria entre Pronatec e Senac Alagoas

A parceria entre Pronatec e Senac Alagoas surgiu para permitir que toda a população das maiores cidades do estado, que não possui condições financeiras de custear com as mensalidades dos cursos oferecidos pelo Senac, possa ter a oportunidade de se qualificar profissionalmente e conquistar empregos que ofereçam um bom salário mensal.

Os cursos técnicos são direcionados aos jovens que ainda estão cursando o ensino médio, que já concluíram e pessoas que pretendem se recolocar no mercado de trabalho. Já os cursos de formação continuada têm como foco principal pessoas que já trabalham em determinada área, mas querem se especializar para conseguir subir de cargo ou aumentar a clientela.

Pessoas de todas as classes sociais podem participar do Pronatec e concorrer as bolsas ofertadas. No entanto, o Pronatec visa contribuir principalmente com jovens estudantes de escolas públicas, para que todos possam concluir os estudos já preparados para o mercado de trabalho. Trabalhadores desempregados e cidadãos beneficiados pelo Bolsa Família também são prioridade, já que através da formação profissional as chances de ingressar num novo emprego e conquistar uma renda digna são bem maiores.

Após realizar a inscrição em um dos cursos, é feita avaliação da renda mensal familiar. Se constatado que o aluno não pode arcar com os valores gastos mensalmente no transporte, materiais de estudo e alimentação, o Pronatec também garante um auxílio mensal. Vale ressaltar que algumas modalidades do Pronatec não dão direito a esse benefício.

Cursos gratuitos

São diversas opções de cursos gratuitos no Senac Alagoas para alunos matriculados através do Pronatec. Os cursos abrangem todas as áreas, saúde, turismo, gestão, arte, moda, segurança, idiomas, informática e muito mais.

Senac Pronatec Alagoas inscrições e cursos 1

A duração de cada curso difere de acordo com o tipo de especialização, os técnicos têm duração máxima de dois anos e os de formação continuada são ministrados durante apenas três meses. Ainda que o interessado cumpra com os pré-requisitos estabelecidos pelo Pronatec, é necessário que o seu perfil seja compatível com o exigido pelo curso escolhido, já que cada um deles tem seus próprios requisitos, como idade e escolaridade mínima.

Inscrições

Os interessados em conquistar um bolsa de estudos no Senac Alagoas pelo Pronatec, devem comparecer ao Senac mais próximo com todos os documentos pessoais em mãos (RG, CPF, Certificado Escolar e Carteira de Trabalho), se houver cursos com vagas em aberto será realizada a inscrição. Após essa etapa é preciso aguardar o resultado da seleção, que consiste na análise do perfil de todos os inscritos, priorizando aqueles que mais necessitam da bolsa, de acordo com as regras do Pronatec.

Os alunos selecionados são convocados pelo Senac para realizar a matrícula no curso escolhido e dar início às aulas o mais rápido possível. Vale ressaltar, que alunos do Pronatec são isentos de todas as mensalidades do curso, taxa de matrícula e taxa para emissão de certificados.

Recomendados para você: