Veja como se inscrever no pronatec SP e como funcionam seus cursos e inscrições em são paulo

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Ele procura aumentar as oportunidades educacionais e formação profissional de jovens de baixa renda e trabalhadores. Os cursos são financiados pelo Governo Federal, e oferecidos de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação.

Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Como se inscrever no Pronatec SP

pronatec sao paulo sp

Para se inscrever, é necessário acessar o site do Pronatec e preencher o formulário com seus dados pessoais. É importante ter os seus documentos pessoais em mãos no ato de inscrição. Escolhido o curso desejado, você precisa ter uma boa nota no Enem e não zerar a redação, pois esta é a forma de ingressar no processo seletivo.

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode passar pelo processo de inscrição. Membros de famílias participantes do Bolsa Família estão dentro, por exemplo, assim como todo estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, pessoa com necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.

Ao terminar o curso do Pronatec, o estudante receberá um diploma de nível técnico.

Cursos do Pronatec SP

As instituições participantes do Pronatec abrangem mais de 400 áreas de Cursos Técnicos Gratuitos, os quais existem três tipos de cursos:

  • Cursos Técnicos com duração mínima de um ano, os cursos técnicos são destinados a quem já concluiu o Ensino Médio;
  • Cursos Técnicos similares aos anteriores, porém, destinados a quem ainda está cursando o Ensino Médio;
  • Formação Inicial e Continuada: com duração mínima de dois meses, esses são os cursos destinados a estudantes do ensino médio, beneficiários de programas de transferência de renda e trabalhadores em geral.

Todos os cursos do Pronatec são de alta qualidade, ou seja, reconhecimentos pelo Ministério da Educação e valorizado pelo mercado de trabalho. As opções de capacitação se classificam dentro de 12 eixos tecnológicos. São eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Benefícios de fazer um curso técnico no Pronatec

Além de ser um curso técnico oferecido de forma 100% gratuita, o Pronatec possui e disponibiliza material didático completo e sem custo, com capacitação técnica e prática abordada logo no início do curso e rápida formação, variando de um ano a um ano e meio. Outros benefícios que o Pronatec agrega à carreira profissional do estudante é que após a formação, o estudante terá um diferencial no currículo e a perspectiva e possibilidade de bons salários nos futuros empregos nos estados brasileiros.

Mais benefícios: o Pronatec ainda disponibiliza ao aluno selecionado vale transporte, vale alimentação e material didático.

Espero que tenham curtido as informações,s até a próxima!

 

Recomendados para você:

Tagged on: