Pronatec Natal RN 2016 ofertará cursos técnicos gratuitos durante todo o ano. As vagas disponíveis, no entanto, podem variar de acordo com a instituição responsável por oferecê-las. É necessário que os candidatos interessados acompanhem frequentemente a divulgação dos cursos nos sites das instituições vinculadas ao programa, uma vez que as inscrições podem variar de acordo com a instituição que ofertará o curso desejado. Na cidade de Natal, as instituições parceiras são escolas públicas federais e estaduais, o IFRN e a UFRN, além do SENAC, o SENAI, o SENAR e o SENAT.

Para ter acesso aos cursos gratuitos, é necessário que os candidatos atendam aos pré-requisitos do programa, ou seja, ter concluído o ensino médio na rede pública (estudantes que ainda estão concluindo também podem ser beneficiados pelo PRONATEC), beneficiários de programas como o bolsa família e reincidentes do seguro desemprego e alunos do EJA (educação de jovens e adultos).

Cursos Pronatec RN Natal 2016

pronatec rn natal

Através do SENAI são oferecidos cursos geralmente nas áreas de auxiliar administrativo, eletricista instalador predial, mecânico, auxiliar de recursos humanos e montador de andaimes. Pelo IFRN já foram oferecidas vagas para os cursos de desenhista de produtos gráficos web, montador e reparador de computadores, auxiliar administrativo e inspetor escolar. Pelo SENAC, as oportunidades já lançadas foram para os cursos de saúde bucal, técnico em logística, técnico em podologia, administrador de banco de dados, almoxarife, depilador, organizador de eventos, operador de supermercados e recepcionista.


O SENAR ofereceu vagas para profissionais que desejam trabalhar na zona rural, como Artesão em Bordado à mão, produtor de derivados do leite, apicultor, fruticultor, preparador de doces e conservas, entre outras. A Universidade Potiguar oferece vagas para técnico em enfermagem, técnico em paisagismo, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho e outras. Há também a Estácio de Sá, que é uma instituição de ensino particular, mas já ofereceu vagas gratuitas em técnico de informática e logística. A disponibilidade dos cursos dependerá da instituição que o oferece, assim como o seu calendário específico, de modo que é possível ter uma ideia das vagas que serão ofertadas neste ano através das que já foram ofertadas, considerando-se que o PRONATEC abre vagas que variam de região para região, de acordo com a mão de obra local demandada.

Inscrições Pronatec Natal RN 2016

pronatec rn natal

As inscrições do programa Pronatec Natal RN 2016 podem ser feitas de várias formas, tanto pelo site do PRONATEC: pronatec.mec.gov.br ou na própria instituição que oferta o curso. Pela internet, o candidato deverá selecionar a cidade de Natal e informar seu nível de escolaridade atual. No resultado da busca constarão todas as opções disponíveis de curso, assim como as turmas e as instituições. Após inserir seus dados pessoais e validar a inscrição, os candidatos devem ir até a instituição onde será ministrado o curso para realizar a matrícula. Em Natal, também serão aceitas inscrições pelo SISUTEC, que utiliza as notas do último ENEM para candidatos que buscam especialização gratuita.