O Pronatec é uma iniciativa do governo federal, iniciada em 2011, para oferecer ensino técnico de qualidade de forma gratuita para todos os interessados. Da mesma forma que vários outros projetos de melhoria da nossa educação, o Pronatec engloba cursos em entidades tanto públicas quanto particulares, fechando parcerias com as melhores escolas do mercado com o objetivo de popularizar o ensino técnico.

A principal vantagem do ensino técnico é que ele é muito mais voltado para a prática da profissão, dando aos alunos a chance de empregabilidade muito mais rápida do que um curso superior e um retorno mais rápido ao mercado de trabalho para pessoas que estão em situação de informalidade ou com interesse em mudar de área de atuação.

Com todas estas vantagens, não é à toa que o Pronatec se tornou um dos programas mais procurados para recolocação no mercado de trabalho. Para que você possa aproveitar também esta possibilidade, vamos dar todas as dicas de como se inscrever neste programa e algumas dicas para conseguir um excelente emprego mais rápido por meio deste curso.

O Pronatec tem cursos Online?

pronatec cursos


Sim, tem! Como um dos objetivos do Pronatec é facilitar o acesso do trabalhados ao ensino profissionalizante, existem diversas formas de fazer os cursos, e diversas formas de iniciá-lo:

  • Expansão do ensino técnico público: O aumento das escolas técnicas estaduais e federais, juntamente com o aumento da oferta de ensino técnico em paralelo ao ensino médio são políticas diretas do Pronatec.
  • Rede e-Tec Brasil e parcerias com instituições particulares: Uma parceria entre governo federal e instituições privadas de renome nacional como o SENAI e o SENAC permite aos alunos interessados cursar aulas do ensino profissionalizante em formato online. Além disso, são também oferecidas bolsas de estudos nestas instituições.
  • FIES técnico e empresa: Profissionais bem capacitados também são interessantes para empresas, por isso mesmo o FIES oferece financiamentos tanto para o ensino individual quanto para empresas que desejem capacitar seus colaboradores.

Como já percebemos, com o Pronatec, só não faz um curso técnico quem não quer!

Como me inscrevo no Pronatec 2016?

O Pronatec, por ser uma iniciativa de aumento das vagas, não oferece um canal centralizador de vagas, sendo que existem outros canais centralizadores que podem ajudar a alcançar algumas destas, vagas, como o SiSUTEC , o SiSTEC e outros programas. No caso do estudante que ainda esteja cursando o segundo grau, a sua instituição de ensino estadual ou federal são suas melhores intermediadoras para entrar no programa. No caso de quem já concluiu o segundo grau, o ideal é se informar na instituição onde você deseja estudar e conhecer os procedimentos para se inscrever e usufruir dos benefícios.

Uma das vantagens que poucos conhecem do Pronatec é que ele oferece vagas especiais para aqueles que usufruem de programas de transferência de renda como o Bolsa Família e o seguro-desemprego. Estes cursos são menores e mais rápidos (cerca de 160 Horas/aula) para que a pessoa esteja apta a ocupar uma vaga na área escolhida de forma mais ágil e facilitada. Fique ligado no nosso blog, pois daremos mais dicas de como usufruir deste e de outros programas federais para estudar gratuitamente.

Espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam se inscrever no Pronatec com sucesso!

Até a próxima! 

 

Tagged on: