Saiba tudo sobre o site do Pronatec pronatec.mec.gov.br . A plataforma conta diversas informações úteis para quem pretende conquistar uma bolsa de estudos através do programa, além disso, é por meio dela que as inscrições para os cursos são feitas. Veja como utilizar!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado para auxiliar jovens e adultos a se capacitarem para o mercado de trabalho. Os cursos são ofertados de acordo com a demanda de mão de obra de cada região, estratégia eficaz para que todos os participantes tenham a oportunidade de conquistar um emprego no município onde vive.

O Pronatec oferece vagas para cursos gratuitos em todo o Brasil. (Foto: Divulgação)

O Pronatec oferece vagas para cursos gratuitos em todo o Brasil. (Foto: Divulgação)

Site oficial do Pronatec

O site oficial do Pronatec é de livre acesso, a plataforma reúne muitas informações sobre o programa, específica como são feitos os processos seletivos, quais as instituições parceiras do programa, orienta sobre como pesquisar os cursos e disponibiliza uma ferramenta onde é possível que todos os interessados façam uma pré-inscrição nos cursos do Pronatec.

A pesquisa de vagas feitas pelo site pronatec.mec.gov.br possibilita que os interessados em participar do programa busquem pelo curso de interesse ou instituição mais próxima do local onde residem, permitindo a visualização de vagas que ainda estão em aberto. Aqueles que não conseguem encontrar nenhuma oportunidade, contam com a opção de receber notificações do Pronatec no e-mail pessoal, que informa sempre que uma nova vaga é disponibilizada.

Cursos técnicos gratuitos

O Pronatec oferta cursos técnicos gratuitos, as aulas são ministradas durante um ano e meio e dois anos em escolas, centros de ensino e universidades públicas e particulares. O objetivo é que essas vagas sejam preenchidas em sua grande maioria por estudantes do ensino médio, jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho e alunos do EJA.

São mais de 200 opções de cursos técnicos do Pronatec em todo o país, durante o curso os alunos contam com aulas teóricas, práticas e em alguns casos são obrigados a cumprir horas de estágio para receber o diploma. O período mínimo de 800h de aula, faz com que todos os estudantes do Pronatec concluam o ensino técnico altamente capacitados para o mercado de trabalho.

Cursos de qualificação gratuitos

As inscrições podem ser realizadas no site oficial do programa. (Foto: Divulgação)

As inscrições podem ser realizadas no site oficial do programa. (Foto: Divulgação)

Os cursos de qualificação são direcionados aos trabalhadores, pois são de curta duração e com aulas poucas vezes na semana, o que possibilita a conciliação de trabalho e estudo. Também ministrado em instituições de ensino públicas e privadas, esses cursos contam com carga horária mínima de 160h e são muito específicos, contribuindo de maneira muito positiva com a carreira profissional dos alunos Pronatec.

Essa modalidade reserva mais de 500 opções de cursos, eles são distribuídos em cada região de acordo com a necessidade de cada estado e município, de maneira que os alunos possam ser beneficiados com muitas oportunidades de recolocação no mercado e também de melhores salários em determinada função.

Inscrições online

Ao acessar a página pronatec.mec.gov.br, todos os interessados em cursar gratuitamente um dos cursos de qualificação profissional ou técnico pelo Pronatec, podem realizar a pesquisa de vagas e a pré-inscrição online, basta preencher todos os campos indicados com as informações solicitadas na tela.

Vale lembrar que a inscrição online não garante a vaga, é necessário comparecer na instituição escolhida dentro do prazo estipulado pelo programa, com documentação em mãos para comprovar todas as informações prestadas e também para efetivar a matrícula no curso desejado.

Recomendados para você: