Conheça tudo sobre o pronatec espirito santo e como se inscrever em seus cursos, clique e confira!

Antigamente, era possível “sobreviver” apenas com o segundo grau completo. Era uma época onde muita gente ainda não tinha acesso a ele, até então restrito apenas às classes mais abastadas.

Entretanto, bastante coisa mudou daquela época pra cá. Hoje, apenas o segundo grau, atual Ensino Médio, não é mais garantia de um futuro tranquilo, muito menos de boas oportunidades ao longo da vida.

Hoje em dia, quem quer entrar bem no mercado de trabalho, sabe que precisa de muito mais do que apenas o segundo grau. Precisa de algo que o Mercado exige cada vez mais. Precisa de Qualificação Profissional.

Justamente pensando nisso, muitas pessoas optam pela realização de cursos técnicos ou de qualificação profissional. O problema é que muitas vezes esses cursos deixam bastante a desejar em termos de qualidade, frustrando assim as expectativas de muita gente.

Felizmente, desde 2011, quem deseja se qualificar profissionalmente, não precisa mais se arriscar em cursos duvidosos. Isso porque o Governo Federal lançou neste ano o Pronatec, o maior programa de educação profissionalizante do País.

Só no Espírito Santo, foram mais de 18 mil vagas ofertadas pelo Programa apenas em 2014.


Pronatec

pronatec espirito santo

O Pronatec é um programa criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos no Brasil.

O programa oferta bolsas em parcerias com instituições estaduais, distritais, federais e as instituições do chamado Sistema S(SENAI, SENAC, SENAR e SENAT), além de instituições privadas de Ensino Superior e Educação Tecnológica.

Todas as bolsas oferecidas pelo programa são gratuitas e tem como público prioritário, estudantes do Ensino Médio da Rede Pública, bolsistas da Rede Privada, trabalhadores e beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família.

Quem fez o ENEM, pode utilizar a nota da Prova para concorrer às bolsas em cursos técnicos.

O Pronatec conta atualmente com mais de 400 áreas contempladas e cerca de 2 mil cursos. Esse ano, a expectativa é que a oferta de bolsas no Espírito Santo supere a casa dos 20 mil.

Como se inscrever Pronatec Espírito Santo

Quem atende os critérios do programa, pode se inscrever de duas maneiras. A primeira é pessoalmente, comparecendo nas instituições ofertantes e realizando a matrícula. Obviamente, é necessário estar atento aos prazos de matrícula de cada instituição.

É possível também realizar a pré-matrícula no Pronatec online, para isso basta utilizar esta ferramenta aqui.

No formulário, é necessário informar seu estado e cidade, além de sua escolaridade. É possível filtrar as bolsas de acordo com o tipo de instituição.

Após informar o que é solicitado, o sistema apresentará todos os cursos disponíveis em sua região com inscrições abertas. Caso se interesse por algum, é possível realizar a pré-matrícula online, seguindo as instruções do site.

Quando se inscrever

As inscrições podem ser realizadas pessoalmente nas instituições ou através do site.

Fique atento aos prazos. Para quem fez o ENEM, o prazo é de 29 de junho à 3 de julho. Já para os demais candidatos o prazo é um pouquinho maior, de 20 de junho à 2 de agosto.