Precisa estudar,se qualificar e ta sem dinheiro? Saiba agora mesmo tudo sobre o pronatec 2016, como ele vai funcionar , inscrições e muito mais, clique agora!

Em outubro de 2011, foi sancionada a Lei n° 12.513/2011 pelo Governo Federal brasileiro, lançando o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –, que visa capacitar a população jovem de baixa renda que tenha interesse em qualificar-se após o Ensino Médio, ou seja, com acesso ao ensino técnico, profissionalizante e de especialização em vagas 100% gratuitas. Essa medida foi muito importante para auxiliar esses jovens na busca do seu primeiro emprego, ou mesmo para dar continuidade em suas carreiras.

Só em 2014, mais de 4,6 milhões de pessoas se inscreveram nos cursos oferecidos pelo Pronatec. E, neste ano, o Governo Federal pretende investir R$ 14 bilhões nos cursos e ampliar o número de inscritos para 8 milhões.



Quer saber como o programa funciona e o que você deve fazer para participar? Então continue lendo!

ONDE EXISTEM OS CURSOS DO PRONATEC 2015 ?

Os cursos Pronatec 2015 serão oferecidos em mais de 400 áreas de conhecimento, em diversas instituições de ensino: além da rede pública e privada, você tem acesso ao programa através das instituições do “sistema S”, como Senai, Senac, Sesi, Senar e Senat.

pronatec 2015 inscricao

Para este ano, uma boa notícia a mais: a previsão é que o governo aumente o número de instituições parceiras do Pronatec. Então, fique atento.

QUEM PODE SE INSCREVER NOS CURSOS?

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode passar pelo processo de inscrição! Basta ter como objetivo crescer profissionalmente e buscar qualificação. Membros de famílias participantes do Bolsa Família estão dentro, por exemplo, assim como todo estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA O PRONATEC?

Pelo fato de o Pronatec ser formado por um conjunto de iniciativas, ainda não foi criado um sistema único de inscrições. Ou seja, vai depender da instituição de ensino desejada, pois as vagas disponíveis nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Serviços Nacionais de Aprendizagem e nas escolas da rede pública seguirão critérios individuais para apuração de quem pode e quem não pode participar.

Portanto, como a inscrição acontece nas próprias instituições de interesse, é preciso procurar o local do curso ou ficar atento aos portais da instituição na internet: lá, as informações chegam rápido. Tenha em mente o lugar onde quer estudar e, caso você seja estudante, é preciso estar regularmente matriculado ou ter concluído o ensino médio em qualquer uma das escolas da rede pública de ensino.  Existem também casos específicos: ter prestado ENEM é um dos meios avaliativos para o ingresso no Pronatec, e trabalhadores rurais, desempregados e alunos que fazem o ensino médio em escola pública têm preferência.

E QUANDO COMEÇAM AS INSCRIÇÕES?

Como dito no item anterior, já que não existe um sistema único de inscrições, elas deverão ser feitas diretamente no lugar onde se deseja estudar em um dos cursos do Pronatec.

Portanto, procure informações na secretaria de educação do seu estado, na rede estadual de educação, nos institutos federais ou nas unidades dos serviços nacionais de aprendizagem.

 

COMO SABER SE ESTOU SELECIONADO(A) PARA O CURSO QUE QUERO?

É simples! Basta entrar em contato com a instituição de ensino em que fez sua matrícula. Lá, você terá todas as informações necessárias.

COMO SÃO E QUANTO TEMPO DURAM OS CURSOS OFERTADOS EM 2015?

pronatec 2015

No Pronatec, você encontra dezenas de cursos técnicos totalmente gratuitos de longa e curta duração, entre centenas de áreas de conhecimento diferentes espalhados em boa parte do Brasil. Os cursos de qualificação possuem uma duração menor, enquanto os cursos técnicos têm um período médio de 2 anos, seguindo a tendência do ensino nacional. Veja só:

Curso técnico de longa duração
Funciona assim: se você está em dia com sua matrícula no ensino médio, ou se já é formado, este tipo de curso do Pronatec tem duração mínima de 1 ano.

Curso técnico de curta duração
Em cursos técnicos de curta duração, o programa oferece aulas com período de 2 meses, focadas na Formação Inicial e Continuada,  a fim de qualificar profissionalmente os estudantes, trabalhadores e beneficiados de programas sociais do governo.

Se você quiser, pode saber mais detalhes dos cursos no catálogo oficial do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/cnct/

Mais benefícios: o Pronatec ainda disponibiliza ao aluno selecionado vale transporte, vale alimentação e material didático. Ao concluir os cursos, o estudante poderá conquistar seu diploma, desde que seu aproveitamento e frequência nas aulas tenham sido suficientes para se chegar nessa etapa final.
OUTRAS NOVIDADES

BOLSA-FORMAÇÃO

Também criada pelo Pronatec, a Bolsa-Formação oferece cursos técnicos totalmente gratuitos para quem já concluiu o Ensino Médio, além de beneficiar estudantes formandos, ou seja, que estão em processo de conclusão do Ensino Médio.
pronatec curso 2015

PRONATEC JOVEM APRENDIZ

Outra novidade para 2015 é o Pronatec Jovem Aprendiz, uma nova iniciativa do Governo Federal que irá beneficiar jovens e microempresários. A proposta do programa é que jovens com idade acima de 15 anos já estejam no mercado de trabalho enquanto concluem os estudos. A contratação deles terá custos reduzidos, e os cursos serão bancados pelo Pronatec!

 

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Juntamente com a implantação desses cursos de qualificação profissional, o Governo Federal percebeu a necessidade dos estudantes brasileiros em aprender um novo idioma. Dado o sucesso do programa Inglês sem Fronteiras, o Idiomas sem Fronteiras – mais abrangente –, agora, ofertará bolsas de estudos em cursos de sete idiomas diferentes: inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão.

Mais uma iniciativa para dar forma ao futuro de milhares de jovens que querem e precisam ingressar no mercado profissional!

Recomendados para você: