O Pronatec é um dos vários programas do governo federal para popularização do ensino superior e técnico, privilegiando especialmente pessoas egressas de escola pública e com dificuldades financeiras para pagar por seus estudos.

Graças a este programa, mais de 300 mil pessoas iniciaram seus estudos em 2016, e para a edição 2017 podemos esperar ainda mais vagas, graças a novas instituições de ensino disponibilizando vagas para cursos técnicos no Pronatec 2017.

Participam o programa escolas técnicas estaduais e federais, além de instituições particulares com grande nome como SENAC, oferecendo diversos tipos de cursos técnicos, principalmente para os jovens recém saídos do ensino médio.

Por que o Pronatec 2017 pode ser a sua chance?

pronatec 2015

Vamos, antes de tudo, entender qual o objetivo do programa.

O Pronatec surgiu para auxiliar os jovens profissionais a alcançarem melhores posições do mercado de trabalho, com melhor remuneração e perspectivas de crescimento. Desta forma auxiliando também as empresas, que têm cada vez mais dificuldade em preencher vagas especializadas.

Além disso, o Pronatec também ajuda o desenvolvimento dos mercados emergentes, como a tecnologia e a hospitalidade, que tinham a demanda de novos profissionais não atendida em sua totalidade.


Se você se identificou com o objetivo do programa, o Pronatec pode ser para você também!

Como eu me inscrevo no Pronatec?

O Pronatec não é um programa centralizado, atuando mais com a fomentação das vagas e priorizando seu acesso aos alunos de mais dificuldades sociais, deixando a cargo das instituições e outros programas a tarefa de oferecer as vagas. Sendo assim, é possível acessar estas vagas de duas formas principais:

  • Processos seletivos internos: Cada instituição define sua prova e de que maneira fará valer as políticas de inclusão social que estão presentes dentro do Pronatec.
  • SiSUTEC: O sistema unificado para distribuição das vagas de ensino técnico usa a nota do ENEM, além de prerrogativas sociais diferenciadas para oferecer suas vagas de forma o mais igualitária possível.

Tanto de uma forma ou de outra, o aluno faz o curso com total gratuidade, além de poder usufruir de todos os benefícios de um aluno pleno do curso.

Como escolher seu curso?

Se você foi até o site do programa (http://pronatec.mec.gov.br/institucional-90037/cursos-gratuitos), viu a quantidade de cursos possíveis e ficou em dúvida em qual curso fará?
Não se desespere como ainda falta algum tempo até as vagas serem efetivamente abertas, você ainda pode pensar um pouco.

Vamos dar algumas dicas de como escolher seu curso no Pronatec 2015:

  • Entenda seus talentos: Suas notas do colégio e sua facilidade com determinadas matérias são um ótimo começo para compreender o que pode lhe atrair no mercado. Se você odeia matemática, evite cursos como contabilidade e administração. Tem facilidade com desenho? Cursos relacionados com design ou que podem te levar a um futuro curso superior de engenharia ou arquitetura são ótimas opções.
  • Converse com os mais velhos: Pais, amigos, tios, professores, todas estas pessoas mais velhas possuem experiências de mercado que podem ser úteis para a compreensão de suas motivações. Busque conselhos, mas evite deixar-se levar por promessas de carreiras fáceis, super lucrativas sem esforço. Todas as carreiras têm seus prós e contras, basta você entender quais benefícios e problemas você deseja.
  • Faça testes vocacionais: Os testes vocacionais online são excelentes ferramentas para entender qual área você tem mais interesse. Use o resultado como um guia e continue explorando o que te deixa feliz e satisfeito.

Com estas dicas, dedicação e foco você com certeza vai mudar sua carreira profissional pro meio dos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec 2017.

 

Tagged on: