Portal do professor MEC Plano de Aula 2022: Como funciona?

Entenda o que é o Portal do professor mec, como ele funciona, como utilizar o plano de aula e muito mais!

Apesar das muitas críticas, o governo tem investido alto na educação do país, e uma das ferramentas que são utilizadas, é o portal do professor. No artigo de hoje explciaremos como funciona , como se pode usar e como você professor pode realizar melhor seus trabalhos educacionais, acompanhe conosco.


O que é o portal do professor mec?

De acordo com o MEC – Ministério da Educação, o Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

Portal do professor MEC Plano de Aula 2022

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.


O MEC – Ministério da Educação do Governo Federal disponibiliza o Portal do Professor com modelos de aulas, ferramentas multimídia, cursos de formação para os profissionais, um jornal voltado para o dia-a-dia da sala de aula, além de fóruns de discussão e blogs. O serviço é gratuito e voltado para professores do ensino fundamental e médio de escolas de todo o Brasil.

O portal foi criado no ano de 2008 e teve já muitos acessos no período de 8 anos. Entre as aulas disponíveis, há 42 relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental e 93 voltadas para os anos finais.

Outras 178 podem auxiliar o professor do ensino médio. A intenção é dar prioridade ao desenvolvimento de metodologias de ensino com o apoio de recursos multimídia. Há simuladores que funcionam como laboratórios virtuais. Assim, o professor ou o aluno pode fazer experimentos de física, por exemplo, apenas com o uso do computador. A pessoa pode simular uma pedrinha sendo jogada para descobrir a velocidade dela.

Além de assistir às videoaulas, os professores podem comentá-las e até aperfeiçoá-las. Ao final de cada uma, há um espaço para comentários.

No Portal do Professor também são oferecidos vídeos da TV Escola, textos e apostilas para orientar o professor, todo o conteúdo dos cursos que o Ministério da Educação oferece, como o Pró-Letramento e o Proinfantil, links para as rádios e tevês universitárias, comunidades virtuais, blogs, chats e fóruns.

O professor tem acesso grátis e sem necessidade de senha a todo o conteúdo do portal, exceto o espaço de criação de aulas, para o qual é preciso fazer o registro.

Atividades extracurriculares no Portal do Professor MEC

portal do professor mec

No Portal do Professor MEC um conteúdo que merece muito destaque são as atividades extracurriculares disponibilizadas no site. Os especialistas afirmam: atividades extracurriculares podem despertar, nos alunos, o interesse pelos estudos.

Como fazer plano de aula no Portal do Professor MEC

No Portal do Professor do Ministério da Educação, o professor(a)  tem acesso e conhece as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e pode colaborar com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada no link abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html

Acesso ao Portal do Professor MEC

Para acessar o Portal do Professor do Ministério da Educação, basta entrar no seguinte site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html.

Pra quem é de sp e busca emprego, sugiro ler sobre o emprega campinas que é bem legal.

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários.