Confira o que estudar para a prova do enem 2017(Exame Nacional do Ensino Médio), o que vai cair, dicas e muito mais, clique e aprenda!

Quem está prestes a se formar no ensino médio, pretende tentar uma vaga em uma faculdade estadual ou federal, ou uma bolsa de estudo através do Programa Universidade Para Todos, o Prouni, tem que ficar de olho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

E quando falamos “ficar de olho” queremos dizer, ficar atento com os prazos para inscrição, além das datas e horários para prova, e também ficar atento ao conteúdo que pode cair nas provas em 2017.

Mas como saber o que estudar para a prova do Enem 2017? Cofira algumas dicas logo abaixo:

Enem 2017: o que estudar?

enem-2017

Não se pode dizer ao certo quais serão os conteúdos que cairão na prova do Enem em 2017. Com a reforma do Ensino Médio, na qual foi criado um currículo  de matérias bases, pouco se sabe a respeito da influencia que essa nova formulação terá na prova.

Geralmente as provas do Enem são divididas em dois tipos. A Prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, que envolvem questões da língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol) artes,

Provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Essa prova é elaborada com questões sobre a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) Tecnologia da Informação, Arte e Literatura.

Apesar do conteúdo da prova não ser previamente divulgado, se você deseja estar bem preparado para o Enem 2017 deve estudar desde já os seguintes tópicos:

Língua Portuguesa: Gramática da Língua Portuguesa, gêneros Textuais, norma culta, interpretação de textos, variedades linguísticas e regionalismos.


Língua Estrangeira: para as provas de linguagem estrangeira você deve estudar interpretação e tradução de textos no idioma escolhido no momento da inscrição para o Enem 2017, as opções são inglês ou espanhol.

Artes: para a prova de Artes é necessário estudar obra de artes, movimentos artísticos e os artistas.

Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O conteúdo aplicado na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem 2017 abordará questões de História, Filosofia, Geografia, Sociologia e conhecimentos gerais.

História: para as questões de história você deve estudar a história do Brasil, história mundial, diversidades da cultura brasileira, história do povo brasileiro, cultura indígena, principais processos de revolução (nacionais e internacionais) guerras e conflitos.

Geografia: cartografia (descrição e estudos sobre mapas), impacto ambiental (questões sobre o meio-ambiente e assuntos relacionados), geopolítica, mudanças climáticas, economia brasileira, recursos hídricos e questões ambientais atuais.

Provas de Ciências da Natureza e sua tecnologia

O conteúdo dessa prova aborda questões de Química, Física e também de Biologia.

Física: para as questões de física estude as Leis de Física, Termodinâmica, Eletricidade, Eletromagnetismo.

Química: Códigos de química, Transformações químicas, termoquímica e oxidação.

Biologia:  organismos com ênfase no ambiente brasileiro, seres vivos e microrganismos, fisiologia, meio ambiente,  reino animal e genética.

 

Prova de Matemática e suas tecnologias

enem-estudo

Questões de matemáticas e suas tecnologias que podem cair na prova.  

Matemática: para as questões de matemática você deve estudar cálculos simples, aritmética, analise combinatória, progressão geométrica, probabilidade e estatísticas, além de outros temas relacionados ao assunto.

Redação

A redação do Enem é um dos pontos mais importantes da prova. Boa parte da nota. Por se tratar de uma parte da prova de  conteúdo dissertativo-argumentativo você deve expressar a tua opinião sobre algum tema que foi previamente escolhido.

O tema da redação é sempre um dos assuntos mais aguardados a cada edição do Enem e no ano de 2017 não será diferente. Por isso fique atento  aos assuntos e temas relevantes( relacionados a política nacional, mundial ou qualquer outro assunto que seja relevante para a agenda pública) e treine a sua escrita, tomando cuidado com a gramática e a ortografia,  e com o uso da norma culta.


Quer mais informações sobre o Enem 2017? Fique de olho em nosso blog.