Governo lança novo pronatec e promete meta de 2 milhões de vagas, saiba tudo sobre ele agora. Inscrições, como fazer e muito mais!

No mundo atual, está cada vez mais importante se qualificar para conseguir um bom emprego. E uma das coisas que o Governo resolveu colocar em prática, é o novo pronatec. Sim, agora em 2016, o antigo e já famosos programa pronatec foi recriado e promete muito mais vagas. No artigo de hoje vamos explicar como ele funciona, como se inscrever, quem pode fazer e muito mais. Continue conosco!

O que é o novo pronatec?

novo pronatec

Indo direto ao assunto, o novo pronatec, na verdade é um novo modelo para o Pronatec, programa de formação técnica e profissional que se transformou em uma das principais bandeiras do governo na educação.Embora tenham ocorrido cortes no orçamento inicial, a expectativa, é ampliar a oferta em comparação ao ano passado. Em 2015, de acordo com o Ministério da Educação, o governo garantiu 1,3 milhão de vagas. Agora, a expectativa é chegar a cerca de 2 milhões. O montante corresponde a 40% dos 5 milhões de vagas previstas para o período entre 2016 e 2019 – cifra bem inferior ao inicialmente proposto pelo governo (12 milhões até 2018).

Como funciona?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. Os cursos do PRONATEC serão oferecidos em dois processos seletivos por ano, no início de cada semestre.



De acordo com o ministro Aloizio Mercadante (Educação), o novo Pronatec terá um formato diferente a partir de agora: a intenção é permitir que o estudante faça o curso profissionalizante e, ao mesmo tempo, conclua a educação básica. Ele ponderou que hoje a conclusão dessa etapa a partir do EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem baixo resultado: apenas 9% dos jovens e adultos ingressantes no EJA terminam a etapa desejada. “O trabalhador tem uma família para sustentar. Se você fala para o pedreiro: ‘quer concluir a segunda etapa do fundamental?’ ele [vai responder]: ‘Eu trabalho o dia inteiro, carrego cimento, para que vou fazer a segunda etapa’?”, citou como exemplo. Em seguida, emendou: “Mas se fizer uma segunda pergunta: você lê a planta na obra? ‘Não, quem lê é o mestre de obras, e recebo menos’. Então, topa fazer um curso de mestre de obras?” Para o ministro, a união entre EJA e Pronatec num cenário de crise econômica e aumento do desemprego terá “uma grande demanda”.

Como fazer sua inscrição?

novo pronatec mercadante

Ainda não existe um sistema único ou site de inscrição no pronatec. A inscrição acontece nas próprias instituições de interesse, é preciso procurar o local do curso ou ficar atento aos portais da instituição na internet: lá, as informações chegam rápido. Tenha em mente o lugar onde quer estudar e, caso você seja estudante, é preciso estar regularmente matriculado ou ter concluído o ensino médio em qualquer uma das escolas da rede pública de ensino.  Existem também casos específicos: ter prestado ENEM é um dos meios avaliativos para o ingresso no Pronatec, e trabalhadores rurais, desempregados e alunos que fazem o ensino médio em escola pública têm preferência.

Quem pode participar?

Para participar da 1ª e 2ª chamadas, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • • ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsistas integrais;
  • • ter participado da última edição do ENEM.

Fique atento!

Para concorrer às vagas remanescentes, o único critério de seleção é o candidato ter concluído o Ensino Médio.

 

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações e que consigam estudar e se qualificar com sucesso

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários.

Recomendados para você: