Conheça um dos melhores programas de inclusão educacional! Nossa bolsa distribui bolsas totais ou parciais para cursos de graduação, confira agora!

Estudar em uma boa faculdade, ainda é um desafio para muita gente. Um dos programas de inclusão no ensino superiores mais interessantes e diferenciados do ES, o Nossa Bolsa é um programa estadual que ajuda alunos saídos do ensino médio de escolas públicas a cursarem o ensino superior em universidades particulares com bolsas parciais ou totais, dependendo da situação financeira da família.

Como existem uma série de questões necessárias para a participação neste programa, além de procedimentos específicos para as sua inclusão, vamos falar mais sobre ele e te dar todos os procedimentos para que você evite qualquer tipo de dificuldade ou ainda não consiga a sua bolsa no Nossa bolsa por não saber como se inscrever.

Nossa Bolsa – como funciona esse programa?

O programa nossa Bolsa é, sem dúvida, um dos programas mais interessantes para jovens de famílias carentes que desejam cursar o ensino superior em faculdades de extrema qualidade e renome dentro do estado.Como comentamos anteriormente, esta é uma iniciativa que privilegia os alunos que fizeram ao menos o segundo grau completo em escolas públicas no estado, sendo que apenas aqueles que estudaram em escola pública e tem uma renda familiar de 1 e1/2 salários mínimos por mês. Confira os pre requisitos para participar:

  • Ter cursado do Ensino Fundamental II (5º ano ao 9º ano) ao Ensino Médio na rede pública de ensino;
  • Ter renda familiar, por pessoa, máxima de um e meio salário mínimo;
  • Ter realizado o Enem e alcançado 500 (quinhentos) pontos na média aritmética nas provas objetivas e 450 pontos na redação;
  • Nunca ter participado do Programa;
  • Residir no Estado;
  • Escolher uma Instituição de Ensino credenciada;
  • Realizar a inscrição no site oficial do Programa, www.nossabolsa.es.gov.br;
  • Entregar toda a documentação no prazo exigido;
  • Bolsa válida somente para primeira graduação.

Além disso, para concorrer às bolsas é necessário ter feito o ENEM (exame nacional do ensino médio) já que é este exame que vai qualificar para as vagas. Então, dentro das possibilidades oferecidas pelo governo do estado do ES, você pode fazer faculdade de graça em uma instituição parceria.

Como fazer a sua inscrição?

nossa bolsa

A inscrição para o Nossa Bolsa é extremamente simples de fazer, sendo que os alunos que preenchem os pré-requisitos devem cumprir estes procedimentos simples, para então, caso sejam aprovados, começarem a estudar nas instituições que forem indicadas:

Fazer a inscrição por meio do site: http://www.nossabolsa.es.gov.br/hotsite/nossa_bolsa.html.

Fornecer os seguintes dados: Nome Completo CPF, RG, comprovante de renda e residência, além de histórico escolar comprovando aonde o ensino médio foi concluído.

Com estes procedimentos feitos dentro dos prazos, também explicados no site, você será avisado quando as vagas estarão disponíveis e quais os procedimentos para a sua matrícula na instituição conveniada.

Quando são abertas as inscrições?

O Nossa Bolsa abre vagas semestralmente, dando assim a chance dos alunos se prepararem para as novas seleções. Sempre esteja atento às novas aberturas de edital, que é o momento quando você deve procurar fazer seu cadastro.Fique sempre atento e alerta, já que a imprensa costuma noticiar o momento de abertura deste edital. A concorrência é alta, mas se você tirou uma boa nota do ENEM, tem chances!

Conclusão

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido úteis e que consigam se matricular no Nossa Bolsa com sucesso!

Até a próxima!

Recomendados para você: