Noticia de que MEC libera 127 milhões para Pronatec surgiu semana passada, confira tudo agora!

O Pronatec é um sistema de aprendizagem que facilita a entrada no mercado de trabalho. O sistema é mantido pelo Governo Federal, e com a mudança no comando ficaram muitas dúvidas para 2017. Foram liberados aproximadamente 127 milhões para formar novos profissionais. Neste artigo você vai saber tudo sobre o Pronatec 2017.

Saiba o que é o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, e desde então é organizado pelo MEC (Ministério da Educação). O grande objetivo do sistema é proporcionar o acesso aos cursos técnicos para as pessoas que não possuem condições de pagar as mensalidades. O Pronatec oferece oportunidades por todo o Brasil, com aulas lecionadas por seus parceiros, como o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), até hoje mais de 3 milhões de pessoas já foram beneficiados. Por tanto, é uma chance de adquirir conhecimento para entrar no mercado de trabalho.

temer pronatec

Conheça o MEC

O MEC é o ministério do Governo responsável pela educação no Brasil. O órgão cuida da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e das distribuições das suas vagas, para o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Outra função do MEC é ajudar na organização do Pronatec, através da liberação de dinheiro para as instituições que dão as aulas. Dessa forma, o MEC é o responsável por fiscalizar como está sendo investido o dinheiro disponibilizado para a formação de novos profissionais.

Cursos oferecidos pelo Pronatec

São oferecidas vagas na área de produção industrial, informática, saúde, e muitas outras, confira algumas opções: Boneleiro, Ceramista, Confeccionador de Bolsas em Tecido, Cravejador de Joias, Estofador de Móveis, Moldador de Borracha, Agente de Aeroporto, Ajudante de Obras, Auxiliar de Lavanderia, Carpinteiro de Esquadrias, Caseiro, Chaveiro, Desenhista da Construção Civil, Encanador Instalador Predial, Frentista, Jardineiro, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Barbeiro, Cabeleireiro, Massagista, entre muitos outros. São mais de 200 opções.

Investimento do Pronatec para 2017

MEC libera 127 milhões para Pronatec

O MEC anunciou recentemente a liberação de R$ 127 milhões para manter as funcionalidades do Pronatec. O investimento será fundamental para continuar formando novos profissionais, esse dinheiro vai ajudar a abrir cerca de 500 mil novas vagas. O valor será distribuído para as instituições do Sistema S, rede pública e rede federal de ensino.

Expectativas do Pronatec para 2017

Mesmo com a mudança no Governo, para 2017 o Pronatec será mantido. Com o investimento de R$ 127 milhões as novas vagas já estão asseguradas. Serão abertas vagas logo no início do ano, as bolsas são preenchidas com rapidez, então fique atento.

Vantagens do Pronatec

O Pronatec oferece diversas opções de cursos, nas mais variadas áreas de atuação, sendo que algumas delas ainda possuem poucos profissionais qualificados. Para estudar no Pronatec não é necessário pagar inscrição ou então mensalidade, tudo é custeado pelo Governo. Ainda durante os estudos, é possível conseguir uma vaga em grandes empresas, através do Jovem Aprendiz, e para isso não é exigida nenhuma experiência.

Recomendados para você: