EJA 2023 (Educação de Jovens e Adultos): VEJA AGORA como funciona!

Saiba tudo sobre o EJA 2021 (Educação de Jovens e Adultos), como ele funciona e como são feitas as inscrições!

Em nosso cotidiano, as pessoas estão cada vez mais buscando se qualificar e estudar, já que o mercado de trabalho ficou bastante concorrido nas 2 últimas décadas. Com isso, pessoas que nunca completaram os estudos, também passaram a ter que correr atrás de uma formação. Pensando nisso, é que foi criado o sistema EJA (Educação de jovens e adultos) sobre o qual iremos falar hoje, acompanhe conosco!


O que é o EJA 2021

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. A Educação de Jovens e Adultos (Eja),  é o novo nome do antigo supletivo, quer garantir que os recém-alfabetizados não voltem a ser analfabetos. São pessoas que, geralmente, fracassaram no sistema escolar, já com histórias de vida, com conhecimentos próprios e que têm pressa para aprender.

EJA educacao e jovens adultos
O professor não pode partir do pressuposto de que o aluno da Eja não sabe nada. Precisa ensinar a partir dos conhecimentos por ele já adquiridos. Trabalha-se a auto-estima, conquista-se o aluno, valorizando o seu saber. A Eja favorece adultos e jovens, visto estar comprovado que alunos de pais analfabetos ou de pouca escolaridade avançam pouco nos estudos.

Quais seus objetivos?

Podemos resumir que os objetivos do EJA, são:


  • Proporcionar a conclusão do Ensino Médio aos Jovens e Adultos que estão afastados da escola e desejam retomar os seus estudos;
  • Garantir ao aluno, através da modalidade de Educação à Distância, a flexibilidade entre tempo e espaço e a economia de tempo e dinheiro gerada pelo não deslocamento diário até a escola;
  • Oferecer a inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação;
  • Propor a democratização do ensino por todos os cantos do Brasil;
  • Quebrar barreiras territoriais de um país de extensão continental com a utilização da tecnologia de transmissão via satélite de última geração;
  • Participar da mudança na concepção do educar tradicional, que mantém os mesmos moldes do século XIX.

Como funciona?

Voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pautada pela inclusão e pela qualidade social. Dessa forma, requer tanto um modelo pedagógico próprio que permita a apropriação e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, quanto a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação e uma política de formação permanente de seus professores.

O projeto EJA é legalizado?

EJA educacao e jovens adultos

A Educação de Jovens e Adultos é definida pelo artigo 37 da LDB (lei n. 9.394/96) como a modalidade de ensino que “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou à continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.”A principal tarefa da Educação de Jovens e Adultos é fazer valer o previsto no artigo 208 inciso I da Constituição Federal de 1988, que garante o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos.
Tal política vem sendo incentivada pelo poder público, que abrangeu, além do ensino fundamental, o ensino médio, adequando esta modalidade de ensino às características dos jovens e adultos brasileiros.

O que é necessário para se inscrever?

A documentação dependerá da escola, mas geralmente são os documentos pessoais e o histórico escolar para comprovar até onde você estudou. Consulte a escola para obter uma informação mais detalhada.

Eja a Distancia – Existe? funciona mesmo?

Sim, ele também pode ser cursado a distancia pelo computador. Além de escolher os horários de estudo, os alunos do EJA EAD fazem o curso de acordo com o seu próprio ritmo de aprendizado. As apostilas e os livros são fornecidos pela escola e só é necessário comparecer ao local para realizar provas.O EJA a distância é de responsabilidade das Secretarias de Educação e as atividades presenciais são realizadas em escolas estaduais, portanto, é totalmente gratuito. Para se tornar um aluno do EJA, é necessário comparecer em uma das escolas estaduais do município com documentos pessoais e realizar a matrícula.

Certificação: exame supletivo

Até alguns anos atrás, a certificação dos alunos da EJA era chamada de exame supletivo, nome que pode vigorar ainda em algumas regiões do Brasil. A prova avalia as competências dos estudantes da EJA para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Pessoas que estudaram por conta própria ou por programas, mas não estão ligadas a nenhum programa de EJA também podem se inscrever nesses exames para pleitear o certificado.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido úteis, em caso de dúvida, procure a secretaria da sua escola pública mais próxima! Já falamos tambem sobre o programa quero bolsa que é bem legal, sugiro que conheçam!

Até breve!

Fontes e Referências: Educacao de jovens e adultos  ES,