Quem está para prestar o ENEM (exame nacional do Ensino Médio) sabe que a redação é parte importantíssima do processo, podendo ser considerada até indispensável para quem deseja uma boa posição em Universidades de grande renome ou cursos com grande quantidade de concorrentes.Já ate falamos aqui o que estudar para o enem, mas a redação não pode ser deixada de lado.

Por isso mesmo, vamos oferecer algumas dicas para a redação do ENEM, que foram confirmadas por uma série de alunos que tiveram notas excelentes neste quesito do exame, além de serem recomendações sempre feitas por professores dos melhores cursinhos pré-vestibulares.

Dicas para a Redação do Enem

redacao do enem

Mantenha sempre informado

Manter-se sempre por dentro das notícias do dia, conseguindo compreender e extrair do máximo de mídias possíveis um entendimento adequado do ambiente político e social é uma das melhores formas de estar bem preparado para a redação do ENEM. Lembrar-se que este não é um texto opinativo, então é fundamental fazer uma redação que embase em fatos qualquer conclusão. Cuidado com argumentação falaciosa ou informações imprecisas, as fontes e a linha de raciocínio são tão analisadas quanto o estilo da redação.

Treine muito

Fazer diversas redações antes do exame em si é uma excelente forma de se manter sempre atento e coerente. Treine estrutura, estilo, coerência, e claro, o conteúdo. Fala as redações com os temas dos anos anteriores e compare com as maiores notas das edições em questão. Leia estas redações e aprenda como elas desenvolvem a linha de pensamento e a argumentação. Com essas possiblidades você passa a ser um candidato mais preparado.use aquela gramatica que fica guardada no seu guarda roupa de casal.

Manter-se no tema

Aborde o tema de forma direta e sucinta, sem excessos e floreios literários. Uma das dicas para a redação do ENEM mais importantes é não se preocupar com plasticidade ou métrica das frases, e sim com a estrutura dos parágrafos, em atender totalmente a proposta da redação e ainda em manter o tamanho adequado de uma redação do ENEM.

Manter-se tranquilo durante a prova

Esta é uma das dicas para a redação do ENEM mais importantes. Não se desesperar ou se preocupar com nenhuma das possibilidades negativas relacionadas à prova ou às suas consequências. Se você tiver dúvidas ou dificuldades com a redação, deixe-a por último. Foque em cada questão e tente resolver o máximo possível da prova, e só então tente o primeiro rascunho da redação.

Não desista em uma primeira nota ruim

Especialmente se você for treineiro, não se afete caso a sua nota não seja muito boa. A persistência em busca da nota desejada para o curso dos seus sonhos é indispensável, lembrando sempre que sempre é possível tentar de novo.

Conclusão

Bem pessoal, espero que tenham curtido essas dicas e que consigam se preparar pro enem com sucesso!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!

Recomendados para você: