Saiba tudo sobre o Senai, uma instituição de ensino responsável por preparar profissionais para trabalhar na indústria. Conheça algumas opções de cursos senai 2017 e descubra como se tornar um aluno.

Está cada vez mais difícil encontrar um emprego, especialmente entre as pessoas que não possuem formação. Para mudar essa realidade, o Senai estabelece parceria com grandes empresas industriais e promove cursos profissionalizantes de diferentes áreas. Já falamos aqui sobre alguns projetos educacionais como o Sesi educa, mas hoje vamos focar nos cursos senai, que são bem interessantes, acompanhem com a gente.

O Senai prepara profissionais para trabalhar nas indústrias. (Foto: Divulgação)

O Senai prepara profissionais para trabalhar nas indústrias. (Foto: Divulgação)

Modalidades de cursos Senai 2017

O Senai trabalha com diferentes modalidades de educação profissional, que focam no preparo da mão-de-obra para 28 áreas industriais. Confira:

Iniciação profissional

Essa formação prepara jovens e adultos para o mundo do trabalho, desenvolvendo habilidades básicas e sem tanta complexidade. Todas as pessoas podem participar, independente do grau de escolaridade.

Aprendizagem industrial


Modalidade criada para jovens de 14 a 24 anos, que buscam o primeiro emprego. O curso de capacitação complementa as tarefas do trabalho.

Qualificação profissional

Cursos de curta duração, destinado aos brasileiros que desejam se requalificar para o mercado ou aprender uma nova profissão.

Cursos técnicos

Alunos matriculados no ensino médio ou que já concluíram esse nível de escolaridade podem se matricular em um dos cursos técnicos do Senai. Nesse caso, a formação dura até dois anos e exige estágio para a emissão do diploma.

cursos senai 2017

O diploma do Senai é reconhecido nacionalmente. (Foto: Divulgação)

Inscrições para cursos Senai

As inscrições para cursos Senai 2017 ficam abertas em diferentes períodos do ano, você só precisa acessar o site oficial da instituição no seu estado e acompanhar os editais.

No estado de São Paulo, o Senai oferece vagas gratuitas para cursos técnicos e de aprendizagem industrial. Quem tem interesse em garantir uma oportunidade precisa prestar uma prova escrita.

Em outros estados, a oferta de cursos gratuitos Senai é realizada junto com o Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).  

Sobre o Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem mais de 75 anos de história. Ao longo desse período, a entidade capacitou alunos para atuar em diferentes funções e estimulou a geração de empregos no setor produtivo.

Cada estado brasileiro tem o seu departamento do Senai, que promove cursos pagos e gratuitos através de escolas fixas e unidades móveis. Há, ainda, uma série de cursos à distância que atende a população que não pode frequentar as aulas presenciais.

Além de promover cursos, o Senai também presta serviços de consultoria para as indústrias parceiras. Ele propõe soluções tecnológicas para melhorar as etapas de produção.

E aí? Você tem interesse em fazer cursos do Senai 2017? Então procure a escola mais próxima do seu endereço e faça a sua matrícula. Com certeza essa formação fará toda a diferença no seu currículo.