Confira onde fazer curso técnico gratuito! Conquistar formação técnica é uma ótima maneira de se destacar no mercado de trabalho, ter mais oportunidades de emprego e poder ocupar cargos que ofertam salário acima da média.

Os cursos técnicos gratuitos são ofertados em diversas instituições de ensino do país. Para conseguir uma vaga em instituições públicas, é necessário participar de um vestibular e obter boa classificação entre os demais candidatos. Já em particulares, os cursos são oferecidos sem qualquer custo ao aluno através de programas de bolsas, sendo preciso apenas comprovar baixa renda familiar.

Muitas instituições de ensino oferece cursos técnicos gratuitamente. (Foto: Divulgação)

Muitas instituições de ensino oferece cursos técnicos gratuitamente. (Foto: Divulgação)

Onde fazer curso técnico gratuito?

Veja onde fazer curso técnico gratuito:

Etec

As Etec’s estão presentes em diversas cidades do estado de São Paulo, ela é uma instituição pública e oferta cursos técnicos gratuitamente para a população. Para conquistar uma vaga, é necessário participar do Vestibulinho Etec, realizado todo semestre para selecionar os melhores entre os inscritos.


Entre as opções de curso da Etec, estão Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico Jurídico, Técnico em Administração, Secretariado, Técnico em Informática e muito mais. A matrícula só pode ser realizada por maiores de 16 anos, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio, para saber mais acesse Etec e participe do processo seletivo.

Senai

O Senai oferta cursos gratuitos através do programa de aprendizagem industrial, que é realizado em parceria com empresas que contratam aprendizes. São cursos com duração média de dois anos e que tem como público alvo, jovens entre 14 e 24 anos de idade que estejam cursando o ensino médio ou já tenham concluído.

Os cursos técnicos formam mão-de-obra para o setor produtivo. (Foto: Divulgação)

Os cursos técnicos formam mão-de-obra para o setor produtivo. (Foto: Divulgação)

O processo seletivo é realizado anualmente pelo próprio Senai, a data varia de acordo com a cidade onde a instituição está localizada. Os interessados devem realizar a inscrição e fazer uma prova, todos os classificados são convocados para a matrícula e realizam o curso sem pagar qualquer valor, além disso, contam com a oportunidade de trabalhar nas indústrias da região.

Senac

O Senac conta com um programa exclusivo e direcionado somente a oferta de bolsas de estudo para quem não pode custear com o valor dos cursos da instituição. O PSG (Programa Senac de Gratuidade), é ativo nas unidades de todos os estados do país e pode ser solicitado em vários cursos técnicos.

Para participar do PSG é preciso verificar no Senac mais próximo a disponibilidade de bolsas. Além disso, a equipe responsável pelo programa solicita documentação que comprova renda financeira insuficiente para custear com as parcelas, taxas e qualquer outro tipo de cobrança que pode ser feita pela instituição.

Vale lembrar que através do Pronatec também é possível conquistar uma vaga em curso técnico gratuito, diversas instituições de ensino públicas e particulares são parceiras do programa. Para ser um dos contemplados com as bolsas ofertadas, é preciso estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, ter mais de 16 anos de idade e realizar a pré-inscrição pela internet, por meio do site do Pronatec.

Se sua idéia é prestar concursos, pode ser interessante conhecer o site pci concursos, sugiro a leitura do artigo.