Saiba tudo sobre as bolsas Pronatec. O programa criado para facilitar o acesso ao emprego, oferta milhares de bolsas de estudo anualmente, os participantes não custeiam com mensalidades ou taxas e ainda recebem auxílio do governo federal para se manterem no curso escolhido.

O Pronatec é um programa do governo federal feito em parceria com instituições de ensino públicas e privadas. Entre os cursos ofertados estão o de qualificação profissional, que contam com duração de no máximo seis meses e também os de nível técnico, que podem duram entre uma ano e meio e dois anos. Mais de 5 milhões de pessoas já foram beneficiadas com os cursos gratuitos do Pronatec.

Aprenda uma profissão gratuitamente com o Pronatec. (Foto: Divulgação)

Aprenda uma profissão gratuitamente com o Pronatec. (Foto: Divulgação)

Como funcionam as bolsas do Pronatec?

As bolas do Pronatec são ofertadas para todo o Brasil, através de universidades, escolas e centros de ensino particulares e públicos. No primeiro trimestre de todos os anos, o governo federal divulga o número de vagas disponíveis nas instituições, o objetivo é que todas sejam preenchidas antes do início dos cursos ofertados, mas caso não sejam, essas vagas permanecem disponíveis e podem ser preenchidas durante todo o ano letivo.

O Pronatec é um programa que visa beneficiar a todos os brasileiros, especialmente estudantes e trabalhadores que são beneficiados por benefícios sociais, como o Bolsa Família. Por este motivo, divide as bolsas ofertadas e em duas categorias, uma destinada a trabalhadores e a outra sendo exclusiva para estudantes. Tudo para tornar a seleção justa e fazer com que o curso seja realmente útil para a carreira profissional de cada um.

Tipos de bolsa

O Bolsa-Formação Trabalhador conta com vagas em cursos de curta duração, considerados como de qualificação profissional. É um tipo de capacitação para quem já atua em determinada área, mas deseja conquistar a recolocação no mercado ou aperfeiçoar o trabalho e garantir a melhora do salário. São mais de 500 tipos de cursos disponibilizados em todos os estados.

As bolsas são ofertadas para cursos técnicos e cursos de qualificação. (Foto: Divulgação)

As bolsas são ofertadas para cursos técnicos e cursos de qualificação. (Foto: Divulgação)

Já o Bolsa-Formação Estudante tem como principal objetivo beneficiar jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, a oferta de mais de 220 tipos de cursos técnicos é direcionada tanto para quem está cursando o ensino médio quanto para quem já concluiu. Após a conclusão do curso, todos os participantes recebem o diploma do ensino técnico e contam com melhores oportunidades de emprego.

Quem pode fazer Pronatec?

Para fazer o Pronatec é necessário se enquadrar nas regras de cada tipo de bolsa e curso ofertado, as instituições determinam que as vagas sejam distribuídas entre jovens e adultos com idade superior a 15 anos. Ao contrário dos cursos técnicos, os cursos de qualificação profissional geralmente não exigem escolaridade, possibilitando que os trabalhadores que não puderam concluir o ensino básico e médio também conquistem bolsa.

As inscrições para o Pronatec são feitas pela internet, através do site oficial do programa. Caso seja um dos selecionados, é necessário comparecer na instituição de ensino escolhida e apresentar todos os documentos solicitados para efetivar a matrícula. Já falamos aqui também sobre o sisutec cursos, sugiro a leitura do artigo

Recomendados para você: